Crédito das Fotos: Vitor Vogel, Mídia Ninja, Ricardo Stuckert, Estanislao Santos e Renan Brandão

O tradicional palco de lutas do Rio, o Circo Voador, na Lapa, recebeu um grande ato “Rio Contra o Fascismo em Defesa da Democracia” que reuniu diversas representações políticas e sociais nacionais e locais do PCdoB, PT, PDT, PSB, Psol, PCO na noite desta segunda-feira (2). Ativistas culturais como o cantor Chico Buarque, Osmar Prado e Wagner Tiso, entre outros, intelectuais como Márcia Tiburi e Emir Sader e a companheira da vereadora Marielle, Monica Tereza, também participaram do evento.

O tom das falas foi unânime em relação a condenação aos ataques fascistas e as ameaças à liberdade ocorridas com mais intensidade nos últimos tempos. E a necessidade da construção de uma frente unida e ampla antifascista para derrotar os ataques, a violência e o ódio da extrema-direita.

Representando o Partido Comunista do Brasil, participaram do ato a pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D’Ávila, a deputada federal Jandira Feghali e o pré-candidato do Partido ao governo do estado do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano.

Do PT, além do ex-presidente Lula, compareceram a presidenta nacional da legenda, senadora Gleisi Hoffmann, o senador do RJ, Lindbergh Farias. Do Psol, o pré-candidato da sigla à Presidência da República, Guilherme Boulos, o deputado federal (RJ) Jean Wyllys (Psol), o deputado estadual Marcelo Freixo.

Em seu pronunciamento, Manuela D’Ávila elogiou a “representação diversa das ideias” no evento, com as presenças de partidos políticos diferentes. Segundo ela, “a cara do povo que faz esse país e vive e luta contra o fascismo nas ruas cotidianamente.

“Aquilo que nos une é a luta pela liberdade do Brasil, de ser um país grande e que o povo tenha a liberdade de seja aquilo que deseja ser”, enfatizou.

Manuela D’Ávila tratou ainda na sua fala, da solidariedade ao ex-presidente que também é pré-candidato à Presidência. “A disputa em torno de ‘Lula livre’ e ‘de Lula ser candidato’, é a mesma luta em defesa da democracia, do nosso país e do povo poder fazer a sua escolha”, disse sendo bastante aplaudida.

Combate ao fascismo

“Lutar contra o fascismo é lutar pela liberdade do povo brasileiro e pelo direito de escolha para presidente (…) “O fascismo se expressa no Brasil buscando acabar com a nossa liberdade de ser uma grande Nação, de ser um país independente porque entregam nossas riquezas para os estrangeiros, no caso do pré-sal”, afirmou.

Segundo Manuela, no Brasil só há dois partidos, o de Tiradentes e o de Joaquim Silvério dos Reis, e a esquerda unida no ato venceu suas diferenças porque está ao lado da liberdade.

A pré-candidata comunista enfatizou no pronunciamento a luta em “defesa da liberdade, do nosso país e do nosso povo de fazer a sua escolha, de fazer a escolha soberana nas urnas”.

Segundo Manuela, “é por isso, que os fascistas, os machistas, os racistas, os homofóbicos, os anti-pátria, ’os vendilhões do nosso país e da pátria’, como diria Brizola, eles não passarão! O Brasil, o nosso Brasil, a bandeira que é nossa, o sonho que é nosso, nós não entregaremos a eles, como Tiradentes, como Marielle, como nossos heróis não entregaram!”, disse arrancando aplausos do público que lotou o auditório do Circo Voador.

Confira o vídeo da sua fala:

Quando foi chamada a falar, a deputada federal (RJ) Jandira Feghali ouviu do público o grito de guerra dos comunistas, “1, 2,3, 4, 5 mil, viva o Partido Comunista do Brasil”. A parlamentar destacou em seu pronunciamento a história de luta do PCdoB e reforçou que o partido sempre esteve ao lado da democracia e de Lula.

“A data de 1989 tem um significado muito grande para o PCdoB, foi a primeira aliança que fizemos com Lula candidato à presidência, lá se vão mais de 30 anos de uma campanha linda que fizemos com Lula, e de cá para lá tentamos construir um novo processo político para o país”, recordou.

A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão e campo de beisebol“Nossa história de 96 anos de idade, do Partido Comunista do Brasil que sabe o valor da liberdade e da democracia, pois foi a legenda que mais perdeu vidas na luta pela liberdade desse país”.

“Encarcerar Lula é crime político! Essa é consolidação de um golpe”, pronunciou Jandira Feghali, arrancando aplausos do público presente.

“Precisamos manter Lula livre e precisamos manter a nossa democracia de volta que garanta que ele seja candidato à presidência do país”.

“E nós sabemos que estamos há dois dias de um julgamento importante [julgamento do Habeas Corpus do Lula], em que será momento de muita tensão no Congresso. Mas nossa democracia tem lado e nós temos lado! O lado da democracia!”, afirmou a parlamentar comunista.

Jandira Feghali fez menção à vereadora Marielle Franco, assassinada há 19 dias. “Hoje estamos aqui por Marielle, aquela mulher negra forte, altiva e que tinha muito o que cumprir na política! Sua memória será de luta de todas e todos que estão na defesa da democracia”, afirmou.

No ato, o pré-candidato do PCdoB ao governo do estado do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano, afirmou que todos vão estar unidos para lutar contra o fascismo, racismo, machismo e defender a democracia e a soberania nacional.

Já em seu pronunciamento, o ex-presidente Lula fez elogios aos presidenciáveis Manuela D’Ávila (PCdoB), presente ao ato, e Guilherme Boulos (Psol). “Isso aqui (a esquerda) não é uma seita, que todo mundo tem que pensar igual. Ter Manuela e Boulos como candidatos é um luxo.”

Dirigindo-se à família da vereadora Marielle Franco, o ex-presidente afirmou que o pensamento da parlamentar seguirá vivo. “Eles pensam que matando a carne acabam com a pessoa. Mas não acabam com os sonhos e as ideias.”

O ex-presidente falou sobre algumas medidas que, segundo ele, um eventual presidente de esquerda não poderá adiar: “Para quem, do nosso campo, ganhar a Presidência da República em 2018 nós temos que dizer em alto e bom som: se a gente não fizer uma regulamentação dos meios de comunicação… Você não pode ter meia dúzia de famílias mandando na comunicação do Brasil, não pode ter três canais de televisão falando pelo Brasil inteiro. É preciso repartir as verbas da comunicação para todo o Brasil”.

Lula também cobrou a revogação da PEC 241: “Quem de nós ganhar as eleições vai ter também que derrubar a tal da PEC dos Gastos, que tem que virar a PEC do Desenvolvimento, a PEC do Investimento em Infraestrutura.”, disse.

E Lula encerrou ressaltando as “duas candidaturas jovens, que tem que ousar. Eu falei isso para o Boulos e a Manuela”, contou.

Participaram também do ato o pré-candidato do PT ao governo do Rio, Celso Amorim e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Pelo Psol, estiveram presentes o pré-candidato ao governo estadual, Tarcísio Mota. Recém-chegado ao PSB, o deputado estadual Carlos Minc (RJ) também saudou a unidade da esquerda. Além de dirigentes de entidades de movimentos sociais (juventude, de mulheres, negros, sem-terra, sem-teto).