Mais da metade da população brasileira é contra que o governo Bolsonaro privatize a Petrobras, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira (1/4). A campanha do governo contra a maior estatal do povo brasileiro foi rechaçada por 54% da população, e entre os que consideram Bolsonaro “ruim ou péssimo” são 66% da população contra a entrega da estatal à iniciativa privada.

De acordo com a pesquisa, apenas 30% manifesta apoio à privatização. Além dos 54% da população que são contra, 16% não sabem.

A pesquisa foi realizada de 27 a 29 de março de 2022, após mais um aumento de preço dos combustíveis anunciado pela direção da Petrobras, com aval do Planalto. Os aumentos foram de 25% no diesel, 19% na gasolina e 16% no gás de cozinha nas refinarias, em meio à carestia, desemprego elevado e a renda desabando.

A desastrosa política de Bolsonaro de atrelar os preços dos combustíveis ao dólar paralisa o país e só beneficia os acionistas da empresa, na maioria estrangeiros, e os importadores de derivados. No troca-troca de comando da Petrobras, Bolsonaro faz cena e não muda a política de preços e patrocina uma campanha aberta contra o maior patrimônio do povo, dono do petróleo.

Na Região Nordeste e no Centro-Oestre, 59% são contra a entrega da estatal à iniciativa privada; no Norte, 54%; no Sudeste, 53% e no Sul, 43%.

Da população que ganha até 5 salários mínimos, a maioria (53%) rechaça a privatização e considera que o povo brasileiro tem que continuar dono da empresa. O apoio à privatização vem dos que ganham mais (49%).

A privatização – encampada por Bolsonaro que acabou de colocar na presidência da Petrobras o lobista do cartel das multinacionais Adriano Pires – entre os apoiadores do “mito” é defendida por 55%, mas 33% são contra, apesar de toda sua campanha contra a estatal, e 12% não sabem.

Foram 3.000 entrevistas em 275 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%.