Lula grava mensagem para o colombiano Gustavo Petro, em jogral com os movimentos sociais. Foto: Cezar Xavier

O pré-candidato enviou mensagem de torcida por Gustavo Petro, que disputa a presidência da Colômbia, neste domingo.

Diante da violenta eleição presidencial que ocorre na Colômbia, neste domingo (29), o pré-candidato brasileiro Luis Inácio Lula da Silva aproveitou ato com 87 movimentos sociais, nesta sexta (27), para mandar uma mensagem ao candidato de esquerda à presidência da Colômbia, Gustavo Petro.

Antes de fazer seu pronunciamento, Lula surpreendeu as todos, ao pedir que ficassem em pé e anunciou que faria um jogral típico das manifestações estudantis, em que ele fala um trecho que é repetido por todos. O objetivo era gravar e mandar para Petro.

Após o emocionante minuto de silêncio em protesto pelo assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, Lula disse que faria um minuto de ação internacionalista pela Colômbia.

Lula contou que o candidato de esquerda, progressista e democrático, que tem uma mulher como vice [Francia Márquez], está sendo vítima de ataques. Ele já sofreu atentado e Lula observou que, nas fotos, ele está sempre cercado de seguranças para evitar que seja baleado. Ele fez questão que a gravação do jogral captasse o som da plateia.

Gustavo Petro surgiu rodeado de seguranças no último comício.

A mensagem enfatizou a necessidade de Brasil e Colômbia estarem unificadas, a partir destas eleições nos dois países, para que Petro e Lula promovam integração comercial, política e cultural no continente:

“Nós, trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, estudantes, representantes de todos os movimentos sociais do Brasil, que votamos para recuperar a democracia e derrubar um governo fascista em outubro, queríamos pedir ao povo trabalhador da Colômbia, aos estudantes, aos movimentos sociais, a todos que defendem a democracia, que no dia da eleição colombiana, no próximo domingo, o povo pudesse votar no companheiro Gustavo Petro para presidente da Colômbia. Para que, a partir de outubro, Colômbia e Brasil possam se unir e construir integração política, integração cultural para que tenhamos um bloco mais forte, para integrar com outros blocos do mundo. Gustavo Petro é a certeza que a Colômbia será democrática depois das eleições. Um abraço e até a vitória”.

Em seu perfil do Twitter, Petro agradeceu o apoio. “Obrigado a Lula, futuro presidente do Brasil, por seu apoio. Tomara que possamos construir uma América Latina unida na produção, na justiça social e no conhecimento”, escreveu o senador colombiano. Com cerca de 40% das intenções de voto, a tendência é que ele passe para o segundo turno para disputar, no dia 19 de junho, contra Federico Gutiérrez ou Rodolfo Hernández, ambos candidatos de coligações de direita.

Assista o jogral para Petro e a íntegra do discurso de Lula:

Por Cezar Xavier