A presidenta nacional nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou, em suas redes sociais nesta segunda-feira (5), a eleição da professora Elisa Loncón, de origem indígena mapuche, para a presidência da Convenção Constitucional do Chile, instalada neste domingo (4). Ela obteve 96 dos 155 votos. A Constituinte redigirá a nova carta magna do país, em substituição à atual, herança da ditadura de Augusto Pinochet.

Fazendo referência a foto de Elisa vestida com roupas tradicionais de sua cultura, Luciana destacou: “Bom dia com essa imagem de força e esperança! Bate uma alegria saber que uma mulher indígena, a mapuche Elisa Loncón, foi eleita presidenta da Assembleia Constituinte do Chile”.

A dirigente salientou ainda: “Professora universitária, Elisa tem a missão histórica de comandar a construção da nova constituição chilena, com um plenário de paridade de gênero e ampla representatividade do povo chileno”.

Luciana desejou “que os próximos meses sejam de trabalho proveitoso e que os novos tempos enterrem de vez as sombras da ditadura nesse país irmão. Daqui nosso apoio e abraço caloroso. Dias mulheres virão em toda a América Latina. E não tardam!”.

Por Priscila Lobregatte