Em nota, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos lamentou o falecimento do jornalista e escritor José Carlos Ruy nesta terça-feira (2). “Uma perda irreparável para nosso partido e para todo um coletivo que sonha com um mundo melhor”, diz a nota.

Ruy, como era conhecido, era admirado pela militância comunista, foi um teórico do marxismo-leninismo, organizou e escreveu vários livros, foi editor, por um longo período do jornal impresso A Classe Operária e, mesmo com as limitações decorrentes da diabetes, continuava na ativa, escrevendo e traduzindo artigos diariamente. Prestava imenso e valoroso serviço à Comunicação e Formação partidária.

Leia a íntegra a seguir:

José Carlos Ruy foi um grande jornalista. Um militante e dirigente comunista disciplinado, ativo e dedicado. Mas foi sobretudo um homem sensível, atencioso e delicado. Uma pessoa humana ímpar. É doloroso saber da sua partida.

Um camarada extraordinário, de muita capacidade de elaboração teórica e muito contemporâneo nas ideias e nas práticas. Lembro de um artigo que ele escreveu para a Princípios, que li quando ainda era estudante, onde falava sobre a luta feminista pela ótica masculina. O reflexo da sua figura sensível, generosa e comprometida com a superação das desigualdades sociais.

A Classe Operária, jornal do nosso partido, tem muito do seu DNA, do seu suor e do amor pela comunicação. Gerações de comunicadores do nosso partido cresceram sob seu exemplo, influência e carinho. Uma perda irreparável para nosso partido e para todo um coletivo que sonha com um mundo melhor.

Envio meu abraço fraterno a Carolina, a toda a família e a todos os militantes e dirigentes do PCdoB, em todo o país, que hoje, certamente sentem profundamente essa perda.

José Carlos Ruy, camarada querido, presente!

Luciana Santos

Presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)