A presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, participou, nesta segunda-feira (22), do lançamento de edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado (Facepe) para estudos étnico-raciais. Na oportunidade, ela falou sobre a necessidade de se investir em políticas públicas e de estímulo à pesquisa para a superação do racismo e das desigualdades.

“Hoje é uma data histórica. Acabamos de lançar o edital da Facepe que tem o objetivo de fomentar os estudos sobre a situação étnico-racial em Pernambuco, em particular dos negros, negras e indígenas. Será uma ferramenta estratégica e decisiva para o enfrentamento dessa que é uma das mais perversas desigualdades: a desigualdade por intolerância racial, por preconceito. Com isso, Pernambuco está dando sua contribuição nesse embate tão importante que é a questão democrática no Brasil”, explicou Luciana em vídeo publicado nas redes sociais.

Batizado com o nome do poeta e artista negro pernambucano Solano Trindade, o edital 29/2021 está disponibilizando R$ 1,5 milhão para financiar projetos de até R$100 mil. O objetivo é apoiar as instituições de ensino superior no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante apoio financeiro a projetos que contribuam para a implementação de políticas de ações afirmativas étnico-raciais.

Fotos: Diego Galba

Os pesquisadores interessados em participar devem submeter suas propostas até o dia 31 de janeiro de 2022. O edital está no site da Facepe (www.facepe.br).

Pelas redes sociais, Luciana destacou que “não é possível ter um país democrático e justo com a permanência do racismo. E, para transformar a realidade, precisamos de política pública. Esse edital é a demonstração de uma política afirmativa, é o estado fazendo jus à sua história libertária, de lutas democráticas e pela igualdade”.

 

Por Priscila Lobregatte