O troca-troca na presidência da Petrobras promovido por Jair Bolsonaro e o não enfrentamento do que realmente incide sobre a forte alta nos preços dos combustíveis levou a presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a se manifestar pelas redes sociais sobre o tema. “Não adianta ficar fazendo de conta que está querendo resolver. É o método Bolsonaro de não enfrentar nenhum problema real do país”, declarou.

Luciana salientou, nesta terça-feira (24), que “como sempre, Bolsonaro tenta tergiversar, ludibriar o povo. Já é o terceiro presidente da Petrobras que ele demite sabendo que não é isso que resolve a questão do preço dos combustíveis”.

A dirigente destacou ainda que a queda no valor dos combustíveis somente será possível com a alteração da política de preços que hoje tem paridade com o barril de petróleo no mercado internacional e ainda acompanha o câmbio do dólar. “Isso é que precisa mudar”, reforçou.

Além disso, Luciana apontou outros fatores que influenciam diretamente no valor praticado. “Desmontaram as refinarias nacionais aumentando a dependência da importação dos derivados de petróleo”, acrescentou.

Enquanto isso, disse, “a inflação dispara e cai cada vez mais o poder de compra do povo, que não consegue mais adquirir nem insumos básicos para sua sobrevivência, como alimento por exemplo”.

Após apenas 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido na noite desta segunda-feira (23). Para substituí-lo, foi indicado Caio Paes de Andrade que, se aprovado, poderá ser o quarto presidente da estatal no governo Bolsonaro.

No entanto, segundo noticiado, na avaliação de sócios minoritários da empresa, Andrade não teria os requisitos mínimos estipulados pela Lei das Estatais. Seu currículo será analisado por um comitê específico, que recomendará ao conselho de administração da Petrobras a aprovação ou rejeição do indicado.

Por Priscila Lobregatte

Com agências