Luciana Santos coordena reunião na Câmara dos Deputados

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, coordenou a reunião entre partidos de Oposição ao Governo Bolsonaro e representantes da sociedade civil e movimentos sociais realizada na Câmara Federal na tarde desta terça-feira (3). No encontro, foram discutidas que respostas devem ser dadas aos ataques sistemáticos do presidente e de seus subordinados contra a democracia.

“Em momentos como esse, de ataque frontal à democracia e às instituições, nós temos que ter firmeza e muita serenidade para poder fazer um processo de convencimento, de juntar, de ter estratégias comuns e agregar as pessoas que estão enxergando a ameaça que nós estamos vivendo”, opinou Luciana, por meio das redes sociais.

Ela relatou, ainda, que as sugestões que emergiram do encontro apontavam sempre para a união de forças e para a observação de uma agenda conjunta que responda aos anseios do povo por desenvolvimento e por saídas da crise em que o país está imerso.

“O viés autoritário desse governo é uma estratégia, pois ele sabe que para impor essa agenda de retirada de direitos e de entrega das riquezas da nação só tem um jeito: com autoritarismo. Por isso é urgente juntar os movimentos sociais, as forças vivas da população, para lutar contra isso”, destacou a presidenta do PCdoB, lembrando que março é um mês de “agenda intensas de lutas”.

Mais cedo, em reunião dos presidentes e líderes de partidos de Oposição, as legendas assinaram nota conjunta pela unidade e em defesa da democracia, dos direitos e do país. Nela,  decidiam “apoiar, incentivar e participar dos atos e manifestações dos movimentos sociais, sindicais e populares convocados para os dias 8 (Dia Internacional da Mulher), 14 (2 anos do assassinato de Marielle e Anderson) e 18 de março (Em Defesa da Educação do Serviço Publico)”.

Ao tratar do encontro com movimentos sociais, Luciana voltou a falar de esperança depois de chamar os democratas do país à união contra Bolsonaro. O tema já havia sido abordado por ela na primeira comemoração dos 98 anos PCdoB, realizada no Recife, na última segunda-feira (2), bem como em nota sobre a data.

“[Março] será um mês de ebulição da esperança, da participação e da luta que caracteriza tão bem nossa gente e a história do nosso país. Vamos juntos!”, convocou Luciana usando suas redes, depois dos encontros em Brasília.