Uma breve solenidade no Hall da Taquigrafia marcou, nesta quarta-feira (27), a exibição na Câmara dos Deputados da exposição que celebra os 100 anos do Partido Comunista do Brasil.

Com a presença da vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional da sigla, Luciana Santos, além de parlamentares da Bancada na Casa, o evento conduzido pelo líder, o deputado federal Renildo Calheiros (PE) recebeu várias lideranças de outros partidos e simpatizantes.

Instalada no Corredor Tereza de Benguela, que faz a ligação entre os gabinetes dos parlamentares e o plenário Ulysses Guimarães, a mostra é constituída por quase 350 iconografias entre fotos, documentos, mapas e charges que contam como a trajetória da legenda está entrelaçada com a história do Brasil.

Ao discursar no ato, Luciana Santos lembrou que a exposição faz parte de um conjunto de iniciativas com o propósito de “comemorar o centenário da bela história que é a saga dos comunistas em nosso país”. “Não há um momento significativo neste período da história do Brasil, que a presença do nosso partido não esteja registrada de forma marcante”, disse.

Concepção

Um dos responsáveis pela curadoria da mostra, o secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro, apresentou a concepção do projeto.

A exposição foi dividida em duas partes, cada uma delas dispostas nas paredes laterais do corredor: a primeira corresponde à linha do tempo, que faz um relato cronológico deste século de lutas do partido; a segunda retrata a presença do PCdoB nas múltiplas dimensões da vida do país, com sua atuação nos movimentos sociais, no parlamento e na gestão pública.

“São mais de 100 metros repletos de fotos documentos, mapas e charges, que ajudam a contextualizar os diversos momentos vividos pelo PCdoB. Além de ver e ler, o visitante pode sentir a história dos comunistas entrelaçada com a história do Brasil”, afirmou.

Exposição

O livro ‘Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)’, organizado pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Maurício Grabois, lançado no final de 2021, serviu como principal fonte de pesquisa para a exibição.

O projeto gráfico e a execução da mostra é do designer e jornalista Cláudio Gonzalez. Além de Adalberto Monteiro, a curadoria tem Fernando Garcia, da Fundação Mauricio Grabois. Osvaldo Bertolino, Felipe Spadari e Vladimir Sacchetta fizeram o trabalho de pesquisa.

Visitação

Com visitação aberta ao público desde o dia 18 passado, a mostra segue em exibição até o final de abril.

Ao encerrar o evento, o líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros, agradeceu a presença dos líderes partidários de outras legendas e convidou a todos que ainda não viram, “que aproveitem para visitar a exposição, pois está muito bonita”.

Entre os presentes, estavam o deputado Reginaldo Lopes (MG), líder do PT na Câmara; o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), líder da Oposição; o deputado Bira do Pindaré (MA), líder do PSB; e o deputado Jorge Solla (PT-BA).

Por Walter Félix
(PL)