"Contem cada voto", exigem os eleitores do Texas | Foto: Ari Berman, por twitter

A tentativa dos republicanos de invalidar 127.000 votos dos texanos na região onde fica a importante cidade de Houston foi rechaçada por um juiz da Corte Distrital Federal, Andrew Hanen – apontado por George W. Bush -, que negou provimento à petição de um grupo de republicanos que tentava invalidar os votos que, para facilitar a votação e defender os votantes da Covid-19, foram colhidos no condado Harris através de 10 caixas espalhadas às quais os votantes tinham acesso de dentro de seus carros, em um sistema do tipo drive-thru.

Pelo Sistema eleitoral norte-americano é legal o voto antecipado com o depósito de envelopes lacrados em caixas de correio. A única diferença é que, neste condado, os eleitores podiam jogar os envelopes em urnas dispostas nas calçadas à altura das janelas dos automóveis.

“A tentativa de supressão de votos não pode ser mais flagrante do que esta de invalidar o voto de perto de 127.00o texanos”, afirmou Anthony Gutierrez, diretor da organização Causa Comum do Texas.

“Esperamos que esta decisão ajude a eliminar esta ansiedade e busca de criar confusão. Essa decisão deve permitir que os texanos decidam a eleição pelo seu voto e não por um pequeno grupo de pessoas que estão tentando perturbar nossa democracia através do litígio, da supressão e da confusão”, acrescentou Gutierrez.

A decisão do juiz aconteceu na segunda-feira (2), um dia depois da Corte Suprema do Texas haver negado outra petição que tentava invalidar, em todo o Estado, votos pelo sistema ‘drive thru”, um sistema que, aliás, já foi utilizado em outras eleições para facilitar o voto dos cadeirantes.

Enquanto o juiz decidia o destino dos votos texanos, manifestantes erguiam cartazes exigindo: “Contem todos os votos” e “Todo voto importa”, referência ao movimento BLM, sigla em inglês de Vidas Negras Importam .