Incêndio na região do porto de Latakya após ataque de Israel

A defesa aérea síria foi acionada diante de ataque israelense com mísseis atirados contra o porto de Latakya. O bombardeio aconteceu durante a madrugada desta terça-feira (28) e incendiou parte da região do porto onde ficam localizados contêineres e alguns ficaram destruídos. Não há informação sobre perdas humanas.

O ataque ao porto aconteceu apenas três semanas após ataque anterior.

Ocupação Israelense

Em mais uma provocação contra a Síria, o governo israelense anunciou que pretende dobrar o número de judeus israelenses no planalto do Golan, região síria ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias em 1967. Ocupação condenada por resoluções da ONU.

O governo da Síria condenou a escalada agressiva de Israel, que é sem precedentes e “é mais uma flagrante violação da lei internacional, uma vez que o Golan é parte integrante do território e da soberania da Síria”.

O ministro do Exterior, Faisal al-Miqdad, insistiu no direito do seu país “a todo o Golan ocupado” e denunciou que “todas as medidas tomadas por Israel, a potência ocupante, na tentativa de mudar as caracterísitcas históricas naturais e demográficas do Golan são nulas e vazias”.

Ao final do governo de Bibi Netanyahu, Israel declarou o Golan ocupado como parte integrante do território israelense e, em uma cena de vergonhoso puxa-saquismo, criou uma nova denominação à região: “Planalto Trump”.

Um puxa-saquismo ao então ocupante da Casa Branca que de pouco valeu a Bibi, uma vez que quando o ex-ministro israelense reconheceu a vitória de Biden, Trump retrucou: “Quero que ele se f…”