Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a partir de 31 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) indicou que os presentes e os serviços mais procurados para o Dia das Mães apresentaram o maior aumento registrado para essa cesta nos últimos 20 anos: em 2003, a alta foi de 10,83%. Já nos últimos, 12 meses o aumento médio foi de 9,07%, ligeiramente abaixo da inflação acumulada no período, de 10,37%.

Segunda a pesquisa, o setor de serviços puxou a inflação, subindo 13,79%. Os preços das passagens aéreas dobraram no período, um aumento de 72,83%. As altas foram generalizadas: restaurantes (8,13%), hotéis (5,72%), excursões e tours (4,54%) e salões de beleza (4,19%) sofreram aumentos.

As atrações culturais, assim como no ano passado, seguem sendo as melhores opções para comemorar a data do Dias das Mães, com o preços mais próximos do ano passado: shows (0,12%), cinemas (1,33%) e teatros (1,42%) .

Entre os produtos mais procurados para presentear a mamãe, a cesta de 22 bens duráveis e semiduráveis teve um crescimento médio de 4,25%. As maiores altas vieram principalmente dos eletrodomésticos e do setor têxtil: cama, mesa e banho (11,04%), geladeira e freezer (8,73%), máquina de lavar roupas (7,5%), micro-ondas (6,75%) e roupas femininas (6,62%). Os menores aumentos ficaram na conta da linha marrom e alguns bens semiduráveis: perfume (0,15%), computadores e periféricos (0,34%), celulares (0,65%), artigos de maquiagem (0,92%) e fogão (1,97%).