Indústria de Aves Copagril, em Marechal Cândido Rondon. Foto: O Presente

Os preços industriais aumentaram 1,39% em novembro na comparação com outubro de 2020, conforme o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano e de 12 meses até novembro a elevação atingiu 18,92% e 19,69%, respectivamente. As duas altas são as maiores já registradas para a série histórica do IBGE, que começou em 2014.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Em novembro, houve alta na variação média de preços em 19 das 24 atividades analisadas em comparação com o mês anterior.

A principal responsável pela elevação do índice foi a atividade alimentar (2,76%), que registrou o quinto aumento consecutivo em novembro. Os alimentos têm o maior impacto sobre o índice, respondendo por aproximadamente 25% do IPP.

No acumulado do ano, os custos da atividade alimentar subiram 32% entre janeiro e novembro de 2020. Segundo Manuel Souza Neto, gerente do IPP, é a maior elevação desde 2010. Já nos 12 meses encerrados em novembro do ano passado, a variação positiva acumulada ficou em 35,19%.

Segundo Souza Neto, apesar de um recuo de 3,7% do dólar em novembro na comparação com outubro, o mercado externo continuou impactando os preços do setor de alimentos. Além disso, questões internas como clima, demanda e entressafra também impactaram os preços de produtos como leite, derivados da soja e cana-de-açúcar, em um cenário de elevação de preços no exterior.

Os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro também desmobilizaram a política de estoques reguladores, ou seja, manter estoques de alimentos de forma que o governo federal possa atuar em momentos de crise ou escassez, a fim de evitar desequilíbrio de preços ou desabastecimento. Ao lado da alta do dólar, esta tem sido apontada como uma das causas da inflação dos alimentos.

A própria oferta no mercado externo está menor devido ao fato de outros governos terem restringido a exportação de alimentos, priorizando a segurança alimentar de suas populações na pandemia.

Além de alimentos, as maiores variações do IPP frente a outubro foram observadas em móveis (4,03%) e borracha e plástico (3,58%). A atividade de refino de petróleo e produtos de álcool registrou variação positiva de 1,91% na comparação com o mês anterior.