"Unidade hospitalar não tem que ter ingerência política, patrimonialismo". Foto: reprodução

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) enviou, na sexta-feira (30), ofício ao Ministério da Saúde solicitando informações a respeito do Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, que pegou fogo no último dia 27. Jandira também participou de abraço simbólico, realizado nesta terça-feira (3) por entidades sindicais, funcionários e comunidade, em defesa do hospital.

Em postagem em suas redes sociais, Jandira informa que o ofício questiona sobre o processo de reabertura e quando ocorrerá; o que está sendo feito para os pacientes que tinham consultas, exames e outros procedimentos marcados; o andamento das investigações e o orçamento para obras e manutenção.

“Vamos ver. Seguirei cobrando! Bonsucesso atende milhares de pacientes diariamente, principalmente da Zona Norte do Rio”, disse a deputada.

Durante o ato realizado em frente ao hospital, a deputada declarou: “A gente obviamente sabe que o hospital vai funcionar parcialmente agora, mas há uma preocupação para que ele volte o mais rápido possível ao funcionamento integral”, disse. Para isso, defendeu celeridade na perícia, nas obras e na liberação de recursos.

Jandira destacou ainda que “unidade hospitalar não tem que ter ingerência política, patrimonialismo” e que é preciso uma direção técnica. “Vamos acompanhar também os golpes que estão sendo dados contra o SUS. Queremos orçamento maior no ano que vem e não queremos manter o teto de gastos”. A deputada também reafirmou sua oposição à privatização da atenção primária, conforme almeja o governo Bolsonaro.

O incêndio provocou, até o momento, a morte de cinco pessoas, a mais recente um idoso de 70 anos, que faleceu no dia 30. Segundo informações da imprensa, havia 162 pacientes internados no Prédio 1, onde ficava a enfermaria e o Centro de Terapia Intensiva (CTI), quando ocorreu o incêndio; oito deles eram pacientes com Covid-19. O prédio foi interditado pela Defesa Civil no dia 30, devido a riscos à estrutura. O incêndio está sendo investigado pela Polícia Federal.

Por Priscila Lobregatte
Com informações do UOL

Para ver vídeo sobre o ato em frente ao hospital, clique aqui