Coronel dos EUA aponta “imprudência” de Biden por arriscar guerra nuclear com a Rússia

Ex-senador republicano da Virgínia e condecorado coronel dos marines, Richard Black, em entrevista sobre os fatos na Ucrânia, afirmou categoricamente que a “guerra de sanções” – ou seja, a tentativa do governo Biden de estrangular a Rússia e levar à deposição do presidente Putin usando a Ucrânia – “falhou”.

No trecho da entrevista em que detalha o fracasso da investida do governo Biden contra a Rússia, Black avalia:

“A guerra de sanções falhou. Todo o poder financeiro do mundo ocidental foi desencadeado contra a Rússia. O governo Biden jurou que o rublo russo seria reduzido a pó. Eles se gabavam de destruir a economia russa e inspirar uma revolução. Eles criariam tais dificuldades que a Rússia se revoltaria e derrubaria seu presidente”.

“Mas hoje o rublo é mais forte que antes da guerra. Este ano, ele foi a mais forte de todas as moedas, a inflação russa atingiu um pico em torno de 15% e é esperado que diminua. Mas à medida que a inflação atinge o pico, na Europa e nos Estados Unidos começa a disparar perigosamente. Ainda esta manhã, o preço do Bitcoin caiu 5.000 pontos em apenas uma noite. O mercado de ações está se tornando extremamente errático”.

“A tentativa de Biden de estrangular o comércio russo falhou. Longe de bloquear seu comércio com outras nações, The Economist relata que a Rússia está gerando um superávit comercial recorde com um bilhão de dólares por dia fluindo de petróleo e gás. O superávit comercial da Rússia foi de US$ 250 bi, mais que dobrou seu superávit de antes da guerra”.

“Apesar das sanções, a Rússia forjou laços mais fortes com China, Índia, África do Sul, Irã, Brasil, Arábia Saudita, todos os quais continuam negociando em níveis aprimorados com a Rússia. Países importantes do sul global estão se recusando a obedecer à ordem de Washington de impor sanções”.

EUA se isola

“Os países independentes temem os EUA mas se ressentem que digam com quem podem ou não negociar. Ditar políticas de sanções a nações soberanas está diminuindo o respeito do mundo pelos Estados Unidos”.

“Desde o início da guerra, os russos nunca sofreram escassez de alimentos, moradia, combustível para aquecimento ou gasolina. Qualquer um que espera que os russos quebrem com a perda da Gucci ou hambúrgueres Big Mac não entende a psique russa”.

“As esperanças de derrubar o presidente Putin morreram. Em 1º de março o primeiro-ministro britânico Boris Johnson previu que as sanções derrubariam o regime de Putin. Desde então, Boris Johnson quase foi deposto em um voto parlamentar de desconfiança. Ao mesmo tempo, a popularidade do presidente Putin subiu para 83%, o que é maior do que qualquer um dos seus colegas ocidentais”.

Rússia tentou evitar a guerra

Em entrevista mais recente, a Mike Billington, do Instituto Schiller, o ex-senador sublinhou o “esforço desesperado” de Putin em dezembro de 2021, “para impedir a marcha em direção à guerra”, apresentando propostas por escrito aos EUA e à OTAN.

“Ele chegou a colocar propostas escritas específicas na mesa com a OTAN, propostas de paz para neutralizar o que estava surgindo. Porque neste momento, a Ucrânia estava reunindo tropas para atacar o Donbass. E assim, ele estava tentando impedir isso. Ele não queria guerra. E a OTAN simplesmente descartou”.

“Nesse ponto, Putin vendo que ucranianos armados, com armas para matar tropas russas estavam literalmente em suas fronteiras, decidiu que tinha que atacar primeiro. Agora, você pode ver, que isso não era um ataque pré-planejado. Não foi como o ataque de Hitler à Polônia, onde a regra geral é que você sempre tem uma vantagem de 3 para 1 quando é o atacante. Você precisa reunir três vezes mais tanques, artilharia, aviões e homens do que o outro lado”.

“Na verdade, quando a Rússia entrou, eles entraram com o que eles tinham, o que poderiam enviar no curto prazo. E eles foram superados em número pelas forças ucranianas. As forças ucranianas tinham cerca de 250.000. Os russos tinham talvez 160.000. Então, em vez de ter três vezes mais, eles na verdade tinham menos tropas do que os ucranianos. Mas eles foram forçados a atacar, para tentar antecipar a batalha que se aproximava, onde os ucranianos haviam reunido essas forças contra o Donbass”.

“Agora, o Donbass é adjacente à Rússia. É uma parte da Ucrânia que não se juntou ao governo que deu o golpe de 2014 e derrubou o presidente. E a Ucrânia reuniu esse enorme exército para atacar o Donbass. E assim a Rússia foi forçada a entrar para impedir o ataque planejado pela Ucrânia”.

“E você pode ver que a Rússia esperava muito que eles pudessem conduzir esta operação especial sem causar baixas indevidas para os ucranianos, porque eles pensam nos ucranianos como irmãos eslavos. “As regras de engajamento dos russos eram muito, muito cautelosas. Os russos não entraram — eles não bombardearam o sistema elétrico, os sistemas de mídia, os sistemas de água, as pontes e assim por diante. Os russos tentaram manter a infraestrutura da Ucrânia em boas condições porque queriam que ela voltasse. Eles só queriam que isso acabasse e voltasse ao normal. Não funcionou”.

“Mas é incrível olhar e ver que a Rússia domina o ar. Eles não derrubaram os sistemas de trem. Eles não derrubaram usinas de energia. Eles não derrubaram tantas coisas. Eles nunca bombardearam os prédios no centro de Kiev, capital da Ucrânia; eles não bombardearam o parlamento. Eles têm sido incrivelmente reservados sobre essas coisas, com a esperança de que a paz possa ser alcançada”.

“Mas não acho que a Ucrânia tenha algo a ver com a decisão sobre paz ou guerra. Acho que a decisão sobre a paz ou a guerra é tomada em Washington, DC”.

 A insânia nuclear dos EUA

Black advertiu sobre o risco de guerra nuclear entre as duas superpotências nucleares e o quão o público norte-americano é mantido às escuras sobre isso. “Ações muito imprudentes, e cada vez que aumentamos a aposta – eu sou um republicano – mas temos dois senadores republicanos dos EUA que disseram que ‘bem, talvez precisemos usar armas nucleares contra a Rússia’. Isso é insano. Acho importante que as pessoas comecem a discutir o que significaria uma guerra termonuclear”.

“Precisamos entender a gravidade do que estamos fazendo; talvez se fosse uma questão de vida ou morte para os Estados Unidos o que acontece na Ucrânia. Certamente quando a União Soviética colocou mísseis em Cuba, que visavam os Estados Unidos, valeu a pena correr o risco, porque estava bem na nossa fronteira e nos ameaçava. Os russos estão nisso exatamente como a imagem espelhada dessa situação”.

“Porque para eles, a vida da Rússia depende de impedir que a OTAN avance mais para dentro da Ucrânia, direto para suas fronteiras. Eles não podem se dar ao luxo de não lutar esta guerra. Eles não podem se dar ao luxo de não ganhar esta guerra”.

“A Ucrânia não tem sentido para os americanos; não tem impacto no nosso dia-a-dia. E, no entanto, estamos jogando esse jogo imprudente que arrisca a vida de todas as pessoas nos Estados Unidos e na Europa Ocidental por nada! Apenas absolutamente para nada!”