Ministro da Justiça André Mendonça

O ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, André Mendonça, afirmou, no domingo, 10, em seu Twitter, que pedirá à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a conduta do colunista Ruy Castro, do jornal “Folha de S. Paulo” e de Ricardo Noblat, da revista Veja”, porque eles manifestaram desejo que, tanto Donald Trump quanto Jair Bolsonaro, cometam suicídio.

“Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”, escreveu o colunista, que é jornalista e escritor, Fez as biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues. Ricardo Noblat reproduziu o trecho na revista e passou a ser atacado também pela milícia bolsonarista.

Uma constatação bastante óbvia, já que Bolsonaro imita tudo o que diz e faz o seu grande guru do norte.

A reação do ministro, de ameaçar jornalistas com represálias às suas opiniões críticas, é típica de governos medíocres e autoritários destituídos de argumentos para defender os seus desmandos. É óbvio que Ruy Castro quis realçar o fato, notório, de que Bolsonaro é um puxa-saco contumaz de Trump.

Que se Trump cometer um suicídio, político ou não, como parece ser o que ele deseja, ao patrocinar um golpe fascista com a invasão do Congresso americano com suas hordas nazistas, o jornalista supõe, com razão, que Bolsonaro deveria imitá-lo por aqui.

Trump desdenhou a pandemia. Bolsonaro repetiu que a doença não passava de uma gripezinha. Trump atacou os médicos e as autoridades de saúde, disse que tudo não passava de uma armação dos democratas e da mídia para atingi-lo e que a solução estava na cloroquina. Bolsonaro demitiu três ministros da saúde, brigou com todos os governadores, com os jornais e com todos os Secretários de Saúde do país e ofereceu cloroquina até para os animais do Alvorada.

Trump atacou a recomendação do uso de máscara e Bolsonaro disse que quem usa máscara é maricas. O maluco da Casa Branca atacou a vacina chinesa e Bolsonaro, mesmo tendo que engoli-la agora, sabotou o quanto pôde a sua implementação no Brasil.

Até agora mesmo, ele tenta manipular a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela liberação da vacina para uso emergencial, buscando retardar ao máximo a liberação do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

Resultado de tudo isso: os EUA estão com mais de 300 mil mortos pela Covid-19 e o Brasil é o segundo, em óbitos: já foram mais de 200 mil brasileiros.

Mendonça disse que os dois jornalistas, ao constatarem que Bolsonaro macaqueia Trump, “chegaram ao fundo do poço e podem ser punidos com até dois anos de prisão”.

“Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. […] Por isso, requisitarei a abertura de Inquérito Policial para apurar ambas as condutas”, publicou o ministro em seu Twitter. A pergunta que fica depois dessa ridícula ameaça aos jornalistas brasileiros é: e se Trump se suicidar de verdade?