“Os 100 anos do Partido Comunista” será o tema de conferência da Fundação Perseu Abramo, na próxima terça-feira (22), às 19h, pelo canal da instituição no Youtube. O evento contará com palestras do secretário de Formação e Propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro; do historiador e arquivista Dainis Karepovs e da doutora em Geografia Humana e integrante do conselho curador da fundação, Iole Ilíada.

A mesa faz parte do conjunto de atividades sobre os 200 anos da Independência do Brasil, marco oficial que se completa no dia 07 de setembro de 2022, intitulado “Bicentenário 1822 – 2022: Duzentos anos de luta” e tratará da tradição do comunismo no cenário brasileiro.

Conheça abaixo um pouco mais sobre os palestrantes:

Adalberto Monteiro, jornalista e poeta. Foi presidente da Fundação Maurício Grabois, entidade da  qual hoje é membro do Conselho Curador. Foi editor da revista Princípios e exerce, atualmente, a Secretaria Nacional de Formação e propaganda do PCdoB

Dainis Karepovs, historiador e arquivista. Mestre e doutor em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e com pós-doutorado em História realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Coautor, com Fulvio Abramo, de Na Contracorrente da História (Sundermann, 2015) e autor de Pas de politique Mariô! Mario Pedrosa e a política (Ateliê; Editora da Fundação Perseu Abramo, 2017).

Iole Ilíada, doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, foi Secretária de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e Vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, integrando atualmente seu Conselho Curador.

(PL)

Com informações da FPA