O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tentou se apropriar da criação do Pix e foi chamado de “mentiroso” e bastante criticado pelos internautas nas redes sociais.

O filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL) afirma numa postagem que o Pix é resultado de uma iniciativa do governo do seu pai e tenta atribuir o sucesso do método de pagamento ao ocupante do Palácio do Planalto.

Flávio Bolsonaro colocou uma legenda defendendo que a “iniciativa lançada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro facilitou os negócios de milhões de brasileiros, especialmente os informais durante a pandemia”. A postagem traz uma arte com uma série de dados positivos sobre a forte adesão de brasileiros ao Pix.

Os seguidores rebateram imediatamente a postagem.

“Mentiroso. A primeira portaria de criação do Pix foi assinada em 2016, na gestão de outro presidente. É um projeto de servidores DE Estado que trabalham no Banco Central. Não se utilize deste projeto que não teve nenhum apoio do governo para fins eleitorais!!!”, publicou um usuário.

Outra seguidora apoiou o internauta com firmeza: “Mentira! O Pix foi criado pelos funcionários do Banco Central”. “Dê crédito a quem merece, os seus servidores”, disse outra usuária. “O Pix não tem absolutamente nada a ver com Bolsonaro. Zero. O Pix, na verdade, saiu apesar dele”, defendeu outro seguidor.

“Você sabe que a iniciativa não foi lançada pelo atual governo, e sim pelos servidores do Banco Central do Brasil. Servidores extremamente comprometidos e orgulhosos em produzir e manter o PIX e prestar outros serviços fundamentais para o bom funcionamento do sistema financeiro e da economia do país. Não faça uso eleitoreiro de trabalho dos outros”, comentou outro usuário.

“Isso é FAKE NEWS e o Flávio Bolsonaro sabe muito bem disso”, escreveu um seguidor. “O Pix é um projeto antigo do Banco Central, bem anterior a este governo. Quando foi lançado, o Bolsonaro não fazia a menor ideia do que o Pix é e de pra que ele serve”, continuou.