Do PCdoB participaram da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o governador do Maranhão Flávio Dino e a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (representando o governo do estado). O evento aconteceu nesta quarta-feira (21), em Teresina (PI) e reuniu representantes de todos os estados do Nordeste.

Participaram do encontro os governadores Rui Costa (BA); Belivaldo Chagas (SE); João Azevedo (PB); Fátima Bezerra (RN), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Regina Sousa (PI).

O Consórcio do Nordeste foi criado, de forma integrada, por governadores em março deste ano, com objetivo de gerar economia em compras compartilhadas pelos estados.

No evento, Flávio Dino ratificou a importância do Consórcio como instrumento de fortalecimento do Brasil e da integração nacional. Para ele, “O Nordeste precisa estar unido e forte para contribuir com o desenvolvimento do país.”

Os governadores aproveitaram o encontro para avançar no planejamento estratégico do Consórcio e discutir um mapa das oportunidades de investimentos no nordeste. “O consórcio é a consolidação de um esforço muito saudável, de um conceito integrado que entende que nós temos situações muito parecidas, sejam de problemas históricos como a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento que incluísse as regiões e enfrentasse as desigualdades regionais, até questões condicionantes como as similaridades na convivência com o semiárido ou no potencial turístico, por exemplo, então temos que buscar convergência também nas questões econômicas”, avaliou Luciana Santos, que é presidenta nacional do PCdoB.

A vice-governadora ressaltou o esforço conjunto e saudável que os estados estão consolidando. Pelas características semelhantes entre os estados, sejam de problemas históricos, seja da ausência completa de um projeto nacional de desenvolvimento que contemplasse o Nordeste, mas que a partir de agora, buscam juntos parcerias para o desenvolvimento da região.

Luciana Santos destacou também o enfrentamento necessário contra a privatização de estatais, como a CHESF- Companhia Hidrelétrica do São Francisco. “Privatizar a CHESF é um grande retrocesso, visto que a companhia é um patrimônio para o Nordeste.”

O jornal DCI  publicou matéria nesta quinta-feira (23) avaliando que governadores são contrários à política de austeridade da União, “ao defenderem mais gastos em áreas sociais e estratégicas, sem deixar finanças em descontrole”. Neste caso, Flávio Dino disse que os governadores do Nordeste estão “procurando manter altas taxas de investimento público, apesar da crise fiscal”, declarou.

“Dizemos não ao extremismo, ao marketing da confusão sem fim e queremos união pelo Brasil”, afirmou o governador do Maranhão.

“As taxas de investimento [na região Nordeste] chegam perto de 10% da receita corrente líquida [RCL]. A média dos outros estados é 2%, 3%, 4%”, completou. A União investe, hoje, aproximadamente 4,3% da receita líquida”, esclareceu Dino.

Em suas redes, Flávio Dino disse que recebeu o convite da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base e contou que apresentou aos empresários e investidores, os projetos de desenvolvimento do Maranhão. “O objetivo é atrair novos investimentos”, postou.

Durante os trabalhos da tarde, foi anunciada a constituição de um grupo de trabalho para acelerar os arranjos necessários para a compra coletiva de insumos e equipamentos de saúde. Na próxima terça-feira (27), os secretários de Saúde se reunirão em Salvador na perspectiva de que possam publicar o primeiro edital de compra coletiva ainda no mês de agosto.

Também foi decidida a data e agenda da visita do consórcio à Europa, que deve acontecer em novembro com reuniões na Alemanha, França, Espanha e Itália. De acordo com Rui Costa, governador da Bahia e presidente do consórcio em 2019, a inclusão de Portugal no roteiro está em negociação. Outro ponto anunciado foi a realização de reunião técnica em Fortaleza, já na próxima semana, para afunilar os detalhes do Termo de Referência para parceira público-privado na área de tecnologia e informação. A proposta denominada Nordeste Conectado visa, principalmente, atração de investidores internacionais.

Luciana Santos comentou: “Somos eminentemente ainda um região agropecuária, mas já conseguimos nos inserir numa cadeia mais dinâmica da economia. Nós temos setor automotivo; refinaria; uma matriz energética diversificada, renovável e limpa; precisamos ter oportunidade de nos articular e fortalecer essas vocações e acho que o consórcio tem um papel decisivo nessa direção. É um momento de auge. Paradoxalmente temos um ambiente nacional de muita desesperança, mas aqui a gente procura trabalhar para alimentar e lutar para que cheguem os serviços essenciais para nossa gente”.

Ao final do encontro foi divulgada uma carta com a síntese dos debates e uma  preocupação acerca do anúncio de privatização de empresas estatais. “Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”.

A próxima reunião discutirá como ponto principal a Reforma Tributária e acontecerá em Natal (RN), com data a ser definida entre os dias 15 e 17 de setembro, período que a capital recebe o Encontro Brasil – Alemanha.