Governador Flávio Dino (PCdoB-MA) com servidoras públicas do Maranhão

A nossa caminhada até aqui, de transformação do Maranhão em um estado mais justo e digno para todos, só foi possível porque tivemos a cooperação de agentes fundamentais: os servidores públicos do Maranhão. Nesta segunda-feira (28) comemora-se o Dia Nacional do Servidor Público, uma data que expressa a importância desses profissionais para a garantia de eficiência, qualidade e acesso da população a muitos direitos. Registro a nossa gratidão por essa grande força conjunta que temos mobilizado, ao longo dos últimos anos, para fazer com que serviços públicos cheguem aos 217 municípios maranhenses. E me orgulho de também ser um destes servidores, desde 1989, quando fui pela primeira vez aprovado em um concurso público.

Flávio Dino*

Apesar da aguda crise econômica nacional e dos difíceis momentos que todos os estados têm enfrentado, mantivemos o compromisso de pagar todos os salários dos servidores em dia, ao longo dos quase 60 meses em que estamos à frente do Governo do Maranhão. Realizamos diversos concursos públicos e seletivos, reforçando o trabalho em áreas fundamentais, por exemplo educação, saúde, segurança pública e sistema penitenciário. Hoje, temos o maior efetivo policial da história do Maranhão, com mais de 15 mil profissionais, e temos a satisfação de pagar o maior piso salarial do país para professores efetivos da rede pública estadual, em todos os regimes. E em diversas carreiras concedemos progressões e promoções funcionais.

Estamos efetuando a reformulação do sistema hospitalar dos servidores, outra grande conquista. Com investimentos de mais de R$ 50 milhões, estamos construindo o Hospital do Servidor, com estrutura moderna e equipada. O novo hospital já está oferecendo atendimento em 14 especialidades, em cerca de 40 consultórios médicos, além de exames laboratoriais, cardiológicos e odontológicos. Em breve, entregaremos a última etapa das obras, com 128 leitos de internação, centros cirúrgicos e serviços de urgência e emergência.

Temos certeza de que profissionais valorizados têm melhores condições para gerar benefícios à nossa população. Continuaremos trabalhando para que essa valorização seja cada vez maior, ao máximo quanto seja legal e economicamente possível. Parabéns a todos os servidores públicos do Maranhão!