Acordo inédito entre a Gazprom e a empresa do Irã foi firmado em Teerã

A Companhia Nacional de Petróleo do Irã e a gigante de energia russa Gazprom assinaram um memorando de cooperação na terça-feira (19) de vários bilhões de dólares para desenvolvimento de campos de gás e petróleo, informa a agência persa Tasnim.

A assinatura ocorre em paralelo à visita do presidente russo Vladimir Putin a Teerã, para se reunir com o líder iraniano Ali Khamenei e com os presidentes Ebrahim Raisi (irã) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia) no Formato Astana para solução do conflito na Síria.

Segundo o diretor-executivo da estatal iraniana do petróleo, Mohsen Khojste Mehr, trata-se do maior investimento estrangeiro na história da indústria petrolífera do país.

Khojste Mehr especificou que o acordo prevê o desenvolvimento dos campos de gás Kish (próximo à ilha de mesmo nome no Golfo Pérsico) e North Pars (outro campo marítimo no Golfo Pérsico) com um investimento de US 10 bilhões da Gazprom. A participação da empresa russa nesses projetos aumentará a produção diária de gás em mais de 100 milhões de metros cúbicos.

Quanto à importância da assinatura do acordo, o diretor da petroleira iraniana destacou o papel de Teerã e Moscou na garantia da “sustentabilidade energética do mundo”. Ambas as nações – sublinhou – dispõem de “um total de 70 bilhões de metros cúbicos de reservas de gás, o que representa 30% das reservas mundiais”.

A Gazprom comprometeu-se também a cooperar no comissionamento de seis campos de petróleo. O acordo conjunto adicional em negociação prevê a injeção de mais US$ 15 bilhões pela gigante russa.