46º Festa do Avante! na Quinta do Atalaia, em Portugal | Foto: reprodução/Facebook

Terminou neste domingo (4), em Portugal, a 46ª Festa do Avante!, promovida pelo Partido Comunista Português (PCP). A edição deste ano, iniciada na sexta (2), reuniu representantes de partidos de esquerda e movimentos de todo o mundo.

Nos estandes montados na Quinta da Atalaia, no Seixal, próximo a Lisboa, foi possível encontrar grande diversidade de cores, bandeiras, sabores e reivindicações, além de um mapa do atual conjunto de lutas populares nos cinco continentes. Representando o Brasil, a tenda do PCdoB no evento continha livros, bandeiras, camisetas e material de divulgação sobre a mobilização das esquerdas no nosso país.

Tiago Alves, representando o PCdoB

No sábado (3), o Brasil e a América Latina foram destaque na programação. A mesa “Solidariedade ao Brasil” contou com a presença do PT, representado por Lisboa Rafael Reir, e do PCdoB, representado por Tiago Alves, levando a mensagem da esquerda brasileira aos camaradas portugueses e de outros países que acompanharam o encontro.

Já o debate “A América Latina Luta e Resiste”, contou com a presença de Yusmari Diaz Perez, militante do Partido Comunista de Cuba (PCC) e embaixadora de Cuba em Portugal e dos camaradas Jaime Cedano, do Partido Comunista Colombiano (PCC); Gustavo Alverez, do Partido Comunista do Uruguai (PCU) e do companheiro Pedro Prola, do Partido dos Trabalhadores (PT) em Lisboa.

Os debates reuniram centenas de pessoas nos Espaços Braga e Central. No encontro sobre o Brasil, o PCdoB levou aos portugueses um pouco do forte espírito de unidade democrática construído para a eleição de Lula, a derrota da extrema direita e do governo de morte de Jair Bolsonaro. O companheiro Rafael Reir, do PT Lisboa, salientou que “é preciso que os companheiros brasileiros que moram em Lisboa e suas famílias do Brasil se engajem na campanha de Lula”.

Na mesa sobre a América Latina, foi repassada a mensagem do partido em defesa da integração popular no nosso continente, aproveitando o momento de ascensão de governos de esquerda para vencer os resquícios venenosos das ditaduras e as chagas do imperialismo neoliberal dos Estados Unidos na região.

Na ocasião, Yusmari Diaz Perez, do PC cubano, defendeu que “o mais importante é [a] unidade de Nossa América. A luta e de resistência, de dialogar, de unir, de denunciar as campanhas mediáticas, de construir o mundo justo e próspero e não esquecer a dignidade de nossas terras e origens”, disse.

O camarada Jaime Cedano, do PC colombiano, argumentou que “a vitória dos inquietos na Colômbia é o resultado de muitos anos de resistência e construção de processos políticos e socialistas unitários”.

Em sua fala, Gustavo Alverez, do PC uruguaio, também ponderou: “a América Latina ainda está no olho do imperialismo ianque. Devemos estar alertas para defender o grande país” seguido de Pedro Prola, do PT Lisboa, que disse que “a partir do exterior, com a solidariedade internacional expressa na Festa do Avante junto com tantas e tantos companheiros, seguimos firmes na luta pela democracia brasileira, na certeza de um futuro melhor”.

O evento contou ainda com atrações musicais de diversos estilos, gastronomia, exposições e o encontro do público de todas as idades em torno dos valores do socialismo e da construção de um mundo melhor.

Confira abaixo imagens da 46º Festa do Avante!

Para ver mais imagens, clique aqui.

Leia a intervenção completa do Ato de Solidariedade ao Brasil aqui e do debate América Latina Luta e Resiste, aqui.

__
Por Tiago Alves