O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), rebateu o discurso do presidente Jair Bolsonaro no pronunciamento da noite desta terça-feira (24) e nas declarações à imprensa na manhã desta quarta-feira (35).

“Salvar vidas e proteger a economia. Não há incompatibilidade entre uma coisa e outra. Somente não entendem isso os líderes que não conseguem caminhar e mascar chiclete ao mesmo tempo”, destacou o governador, por meio do Twitter.

“Para salvar a economia não é necessário matar milhares de pessoas por coronavírus. Muitos países seguem recomendações dos profissionais de saúde. E, ao mesmo tempo, adotam medidas para proteger empresas e empregos. A virtude está no meio termo, não em extremismos agressivos”, ressaltou.

Flávio Dino também escreveu que o pronunciamento de Bolsonaro “mostra que há poucas esperanças” de que o presidente venha a “exercer com responsabilidade e eficiência a Presidência da República”. Ele alertou que “os danos são imprevisíveis e gravíssimos”.

Apontar caminhos

Por meio de vídeo, Flávio Dino (PCdoB) explicou alguns caminhos para salvar a vida dos brasileiros diante da pandemia do coronavírus. Ele insistiu, com base no artigo 148 da Constituição, que é possível instituir empréstimos compulsórios para despesas extraordinárias, que bancos privados criem um fundo que apoie ações sociais destinadas aos trabalhadores autônomos e informais.

Propôs também a distribuição de cestas básicas e um programa de renda mínima para quem está sofrendo os efeitos da crise.

Além disso, diz que o governo federal precisa investir massivamente em obras públicas e cuidar das micros e pequenas empresas.

Na medida do possível, alguns destes pontos podem ser implementados pelos estados e já foram instituídos no Maranhão.

Assista na íntegra: