O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) acredita que o possível retorno das coligações proporcionais, extintas na reforma política de 2017, será benéfica para o sistema político. O projeto sobre o tema foi aprovado em primeiro turno na última quarta-feira (11) e ainda será apreciado pelo Senado.

“A coligação proporcional para o Legislativo é um modelo que vigora desde a instituição da Constituição de 1988. Todos os parlamentares foram eleitos por esse modelo. Foi extinto na reforma política de 2017, valeu para a eleição de vereadores, e não foi uma boa experiência. E diante da dificuldade de ter um modelo mais avançado, esse aí é um prejuízo menor, o menos ruim. É uma coisa positiva”, disse, ao site Política Livre, em notícia publicada neste domingo (15).

Ainda de acordo com o comunista, a mudança não traz impactos ao PCdoB. “Para o PCdoB não tem impactos mais expressivos do que foi a reforma passada. Mas o distritão nos provocava mais incômodo, e nós temos mais interesse na federação. O que tem maior preocupação para o PCdoB é ultrapassar a cláusula de barreira. E a coligação proporcional não interfere nisso”, acrescentou.

 

(PL)