A Federação Brasil de Esperança de Pernambuco composta por PT, PCdoB e PV, em aliança também ao PSB, apresenta neste pleito 24 candidaturas para a Câmara Federal e 36 candidaturas à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O PCdoB tem ao todo 17 candidaturas.

Na chapa majoritária, pelo PCdoB, a presidenta nacional da legenda, Luciana Santos mais uma vez se candidata como vice-governadora, agora, de Danilo Cabral (PSB). Em 2018, Luciana foi eleita vice-governadora de Pernambuco na chapa com Paulo Câmara (PSB).

PERFIL

Formou-se em engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi deputada estadual, prefeita de Olinda, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Foi eleita deputada federal e na Câmara foi Líder do PCdoB, membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura, da qual foi vice-presidente.

Confira mais sobre a candidata AQUI

FEDERAL

Para deputado federal, o PCdoB disputa com três candidaturas, uma delas é do experiente Renildo Calheiros 6513 que concorre à reeleição. O candidato já foi vereador de Recife e prefeito de Olinda por dois mandatos, sendo reeleito em 2012, no primeiro turno. Em outubro de 2018, Renildo Calheiros foi eleito mais uma vez deputado federal. É Líder do PCdoB na Câmara e agora, em 2022, disputa seu quinto mandato de deputado federal.

Ailza Trajano 6565 é de Caruaru-PE. Ativista, poeta, antirracista e antifascista. Tem experiência com publicidade, onde trabalhou por 16 anos e mais recentemente no meio cultural com produção, elaboração de projetos e assessoria cultural.

Dr. Leonel Pimenteira – 6540 é médico e um defensor da saúde para todos. Ele completa a chapa de candidatos a federal pelo PCdoB.

ESTADUAIS

Das 36 candidaturas a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela Federação, o PCdoB tem 13 candidatos e candidatas ao parlamento estadual. Destes, João Paulo Costa busca a reeleição.

Conheça abaixo os candidatas e candidatas. Clique no nome e número para acessar mais informações.

Bertotti 65613é professor universitário e gestor público, formado em Química Industrial pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFPE. Foi secretário de Meio ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, entre outros cargos. Confira a biografia completa aqui

Cida Pedrosa 65113 é poeta e vereadora de Recife, Cida Pedrosa é ganhadora de dois prêmios Jabuti e uma das mais apreciadas poetisa do Brasil. Confira sua biografia completa aqui.

Dete Silva 65035 é vereadora de Recife, Josidete Barbosa da Silva, conhecida como Dete Silva, fundou o Mist (Movimento Independente Sem Teto) sendo responsável pela entrega de mais de 3.500 residências em PE.

João Paulo Costa 65123 é gestor público e deputado estadual eleito por Pernambuco. Busca a reeleição para trabalhar na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco com o olhar mais focado na Educação, Esporte, Saúde e Segurança.

Professor Pedro Falcão 65400 foi Reitor da Universidade de Pernambuco (2016-2022) e também Secretário Executivo de Ciência Tecnologia do Estado de Pernambuco em 2014. Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Conheça mais sobre o professor AQUI

Flor da Coletiva 65100 é um Coletivo de Mulheres Comuns: Flor Ribeiro, Camila Vasconcelos, Sofia Fragoso, Rayane Moreira, Érika Waleria, Rosana e Roberta são jovens mulheres comprometidas com o futuro de Pernambuco. É dessa energia jovem e feminina que a Assembleia Legislativa precisa para ajudar o estado de Pernambuco.

Professor Helmilton Beserra 65013 é professor do ensino médio, presidente do Sinpro-PE e da CTB-PE (licenciado). Foi vereador da Câmara Municipal de Igarassu. Estudou História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mauricio Trevo Lajes 65333 é empresário, estudante de direito e foi Vereador de Itambé-PE.

Denise Lima 65555 é bióloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA-Petrolina)

Regivando Siqueira 65444 é agricultor, natural de Petrolina e defende a agricultura familiar.

Elisvaldo lorinho do povo 65111 é de Caruaru – PE, Elisvaldo Henrique da Silva nasceu em 06/01/1985 e tem 37 anos de idade.

Carlos de Morais 65001 é natural de Recife, nasceu em 8/11/1984. Tem ensino médio completo, é empresário e autodeclarado pardo.

Tadeu Anjos 65000 é advogado, natural de Cabo De Santo Agostinho.