José Bertotti é professor universitário e gestor público, formado em Química Industrial pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFPE.

Foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco; secretário de Assistência Social do Recife; secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife; secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco; e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Coordenou a Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste.

É da direção estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-PE)

Currículo

Formado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2001), José Bertotti tem pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem (2008), e é Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2014).

Foi secretário-executivo de Assistência Social do Recife (2005/2008); secretário de Assistência Social do Recife (2008); secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (2009/2012); secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2013), e secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco no ano de 2014. Integrou os Conselhos de Administração do Parque Tecnológico Porto Digital, e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Foi presidente do Conselho Superior da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa de Pernambuco (FACEPE), e integrante do Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE).

Coordenou a Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste (2015/2016). Exerceu a função de coordenador dos cursos de engenharia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco (2017/2018).

Mais recentemente, foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (2019/2022).

Em sua participação no movimento estudantil, foi vice-presidente e presidente do Diretório Acadêmico de Química, e coordenador do DCE da UFRGS. Foi secretário dos cursos de ciências exatas, e tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Atualmente, é membro da comissão política da direção estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB/PE.

Site e redes sociais

https://www.youtube.com/josebertotti

https://www.linkedin.com/in/josebertotti

https://www.tiktok.com/@joseabertotti