Com a conquista de 18 vagas do PCdoB para ocupar às assembleias legislativas pelo país em onze estados brasileiros, a legenda exalta o fato pelo debate de ideias, tranquilidade e pela postura propositiva de seus candidatos e candidatas.

A vitória comunista ocorreu em onze estados brasileiros: Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Somente na Bahia e no Maranhão foram conquistadas nove cadeiras, ao todo, no parlamento legislativo.

Confira abaixo as informações por estado:

ACRE

Mais de 500 mil eleitores acreanos, divididos em 22 municípios, escolheram seus representantes neste domingo (2). Das 26 vagas para a Assembleia Legislativa do estado, o PCdoB conquistou uma, com a reeleição de Edvaldo Magalhães para o quinto mandato no parlamento estadual. Edvaldo recebeu 5.822 votos (1,33% dos votos válidos).

BAHIA

Das 63 vagas para ocupar a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir do ano que vem, o PCdoB saiu vitorioso ao eleger quatro candidaturas. Destaque para a reeleição da deputada Olívia Santana, a mais votada da Federação Brasil da Esperança que obteve 92.559 dos votos dos baianos e foi eleita para um segundo mandato no parlamento estadual.

Pelo PCdoB ainda foram reeleitos os deputados Bobô, Fabricio e que formam uma grande e forte bancada comunista na Bahia nos próximos quatro anos de mandato.

Confira a quantidade de votos que cada um obteve:

Olívia Santana – 92.559

Bobô – 61.469 votos

Fabricio – 57.903 votos

 – 50.893 voto

CEARÁ

Para compor a Assembleia Legislativa do Ceará nos próximos quatro anos, uma inovação foi a eleição de Alysson Aguiar que obteve 55.449 votos (1,09% dos votos válidos). Farmacêutico, empreendedor e filho da Serra da Ibiapaba, ele estreou a candidatura já com vitória e ocupará pela primeira vez uma das 46 cadeiras do parlamento cearense.

MARANHÃO

Os maranhenses elegeram 42 deputados e deputadas estaduais para a Assembleia Legislativa do Estado. Destes, cinco são do PCdoB que além dos três deputados reeleitos, o partido conquistou mais duas vagas na Casa.

O deputado Othelino Neto, ex-presidente da Assembleia foi o segundo candidato mais votado do estado, ele recebeu 84.815 votos.

Já do PCdoB, o segundo mais votado foi o candidato estreante Rodrigo Lago, advogado, ex-secretário estadual da Agricultura Familiar do Maranhão que obteve 43.300 mil votos.

Os deputados estaduais Ricardo Rios e Ana do Gás foram reeleitos para mais um mandato de quatro anos, enquanto o médico Júlio Mendonça se soma à bancada comunista no parlamento sendo eleito também pela primeira vez.

Confira a quantidade de votos que cada um obteve:

Othelino Neto – 84.815 votos (Reeleito)

Rodrigo Lago: 43.292 votos

Ricardo Rios: 29.304 votos (Reeleito)

Ana do Gás: 27.425 votos (Reeleita)

Júlio Mendonça: 29.028 votos

MINAS GERAIS

Dos 77 deputados que vão representar a população de Minas Gerais na Assembleia Legislativa do Estado, o PCdoB conquistou uma vaga com a reeleição de Celinho do Sinttrocel que obteve 44.262 votos.

PARAÍBA

Inácio Falcão, do PCdoB, também foi reeleito na Paraíba com 24.266 votos somando aos 36 deputados estaduais eleitos para a nova composição da da Assembleia Legislativa.

PERNAMBUCO

Das 49 vagas à Assembleia Legislativa de Pernambuco, 25 deputados foram reeleitos, entre eles, João Paulo Costa, do PCdoB, que obteve 42.474 votos (0,85%).

RIO DE JANEIRO

A doutora em Ciência da Literatura e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dani Balbi venceu as eleições para deputada estadual do Rio e ocupará uma das 70 vagas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ela obteve 65.815 votos e é a primeira deputada trans da Alerj. 

RIO GRANDE DO SUL

Dos 801 candidatos às 55 vagas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os gaúchos escolheram para ocupar uma das vagas a vereadora do PCdoB de Porto Alegre, Bruna Rodrigues, ela obteve 51.865 votos e vai para o primeiro mandato na Assembleia.

SÃO PAULO

Com 90.496 votos, a cantora, compositora e percussionista Leci Brandão saiu vitoriosa, mais uma vez, ao se reeleger para o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que tem 94 vagas em disputa. Leci tem 78 anos, é referência do samba, reconhecida pelo sucesso de sua carreira como cantora e também por sua luta por liberdade e direitos. 

TOCANTINS

Dos 24 deputados estaduais que vão assumir as cadeiras na Assembleia Legislativa do Tocantins em 2023, o candidato do PCdoB Ivory de Lira conquistou vaga e foi reeleito deputado para o segundo mandato, obtendo 15.651 votos.

Suplências

Do PCdoB, sete candidaturas ficaram com a primeira e a segunda suplência ao cargo de deputado estadual.

No Rio de Janeiro, a enfermeira, doutora em cardiologia, Lilian Behring obteve 25.785 votos (0,39%); no Rio Grande do Norte, a vereadora de Natal, Júlia Arruda que é publicitária e está no exercício do seu quarto mandato na Câmara Municipal recebeu 14.558 votos (0,78%); no Amapá, o servidor do MPU e ex-secretário Municipal de Macapá – AP, Rodolfo Vale ganhou 5.649 votos (1,33%).

A Paraíba também conseguiu a primeira suplência com a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira, que fez uma belíssima campanha e recebeu 20.785 votos (0,93%); No Tocantins, a deputada estadual Luana Ribeiro, primeira mulher a presidir a AL-TO, ficou perto de atingir o quociente eleitoral, ela obteve 12.424 votos (1,49%) e ficou com a primeira suplência de deputada.

Na segunda suplência pelo PCdoB ficaram as candidaturas do Espírito Santo, com o ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros que recebeu 9.521 votos (0,46%) e também com o presidente estadual da legenda no Pará, Jorge Panzera que obteve 13.016 votos (0,29%).

Sistema proporcional

A contagem da votação para o cargo de deputado é diferente dos demais cargos (presidente, governador e senador), pois é gerida pelo sistema proporcional, ou seja, contabiliza as vagas proporcionalmente aos votos destinados à federação, partidos e candidatos. Ou seja, não elege somente os mais votados, mas sim, um quociente eleitoral.

Leia também:

PCdoB elege seis deputados federais em cinco estados

*Matéria atualizada dia 6/10/2022 às 18 horas para acréscimo de dados sobre as suplências.