Deputado Estadual PCdoB/MG, exerce um mandato de luta em defesa dos trabalhadores e das causas populares.
Presidente da Comissão do Trabalho da ALMG.

José Célio de Alvarenga, o Celinho do Sinttrocel foi reeleito em 2014 para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com mais de 36 mil votos, garantindo representatividade à região dos Vales do Aço, Mucuri e Jequitinhonha e também ao Leste e Norte de Minas Gerais.
Sua atuação na Assembleia é marcada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e causas populares. No primeiro mandato foi vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e membro efetivo da Comissão do Trabalho, Previdência e Ação Social.

Nesta 18ª Legislatura Celinho foi eleito presidente da Comissão do Trabalho, por sua identidade sindical. É membro efetivo da Comissão de Transporte e suplente na de Saúde, além de ter presidido as Comissões Especiais para analisar as indicações do Governo do Estado para as autarquias DER e Utramig. É vice presidente da Comissão Especial de análise da PEC 15/2015, que assegura aos policiais e bombeiros militares a gratificação por atividade de risco, entre outras comissões especiais. O deputado Celinho é ainda vice-líder do bloco Minas Melhor, da base governista.

O deputado Celinho traz em sua história uma forte atuação sindical que lhe conferiu ampla representatividade. É diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Vale do Aço (Sinttrocel), da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Minas Gerais (Fettrominas), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT) e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores em Minas Gerais.

Reeleito, assume em 2015 o segundo mandato. Funções na 17ª Legislatura: vice-presidência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e membro efetivo da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social.