Para o ex-presidente do BC da China, ao cortar acesso da Rússia ao SWIFT, Washington deu tiro no pé

O ex-presidente do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, afirmou que o uso, pelos Estados Unidos, do sistema Swift para sancionar a Rússia enfraqueceu esse sistema, que pode ser substituído por outros mais confiáveis e modernos.

Durante um fórum financeiro em Pequim, Xiaochuan contou que os países vão cada vez mais buscar outras formas de fazer pagamentos conforme os EUA utilizam de maneira política o Swift para impor sanções.

Os Estados Unidos já conseguiram o bloqueio e banimento do Irã e da Rússia do sistema Swift, o que acendeu um alerta para os demais países.

Zhou Xiaochuan comentou que o próprio Swift não é um sistema de pagamento internacional transfronteiriço, porque ele apenas processa as mensagens para pagamentos e envia as informações para os sistemas de cada país, que efetiva a transação.

A plataforma CIPS (Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço), criada pela China em 2015, é capaz de realizar todas as etapas do pagamento, em diversas moedas.

Atualmente, apenas o yuan, moeda da China, é utilizado no CIPS, mas a plataforma é capaz de utilizar outras moedas, afirmou Xiaochuan.

Em 2021, o CIPS realizou mais de 3,3 milhões de transações, o que significa o aumento superior a 50% em relação ao ano anterior. No ano, foram processados 80 trilhões de yuans (US$ 12,56 trilhões) em transações, um aumento de 75% em comparação com 2020.

O CIPS já inclui 103 países e 1.259 participantes, sendo 649 destes instituições estrangeiras.

O presidente do Banco da China, Liu Liange, disse que o Ocidente, liderado pelos EUA, escolheu pela “opção nuclear” financeira ao banir a Rússia do Swift, acendendo um alerta para a China.

“Precisamos nos preparar” para garantir o desenvolvimento econômico da China, aprofundando a economia digital para garantir segurança financeira e comercial, relatou Liu Liange.

Os Estados Unidos também sequestraram as reservas financeiras mantidas pela Rússia em dólares. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que agora “todos sabem que as reservas financeiras podem simplesmente ser roubadas”.

Por isso, “muitos países em um futuro próximo podem começar – tenho certeza que isso acontecerá – a converter suas economias de papel e digitais em reservas reais na forma de commodities, terras, alimentos, ouro e outros ativos reais”, avaliou.