O nosso povo, a nossa gente, os brasileiros e as brasileiras populares e democráticos conquistaram uma grande votação para Fernando Haddad e Manuela d’Ávila, apesar de todas as ilegalidades e covardias de uma campanha extremamente desigual, baseada no medo e no terror, em fake news/notícias falsas e em milionários pagamentos por empresas para disparos de whatsapp, sem resposta da Justiça Eleitoral, pelo menos até aqui.

Por Chico Lopes*

Respeitamos democraticamente a opção de cada cidadão e cidadã. O resultado da eleição para presidente da República mostra que o Brasil segue dividido, não só quanto à política partidária, mas entre duas visões de mundo bem diferentes. E deixa claro que o povo brasileiro não aceitou nem aceitará as ameaças feitas pelo candidato do autoritarismo, de perseguição à oposição, fim das liberdades individuais e coletivas, “autogolpe militar”, retirada de direitos, fim do 13o. salário, imposto de renda para os mais pobres, censura aos professores e à imprensa, defesa de machismo, racismo, homofobia, prejuízos a servidores públicos, liberação de armas e de violência, como se tudo isso fosse aceitável. Como se fosse solucionar algum problema em nosso País. Não vai.

Parabenizamos a todos que se colocaram do lado certo – o lado do povo, do Brasil, dos mais necessitados, da verdade, da justiça social, dos direitos trabalhistas e previdenciários, dos programas sociais, da educação e da saúde públicas para todos, da democracia, que está em grande risco. É desse lado que sempre estivemos e sempre vamos estar.

Podemos ter perdido uma batalha neste domingo, mas detestaríamos estar do lado dos que podem se achar “vencedores” nesta noite. E que logo vão perceber o grande risco dessa situação, conforme também denunciam jornais de vários países, incluindo os mais conservadores, lamentando que o Brasil, tão admirado por sua alegria e sua diversidade, tenha um presidente de extrema direita e de total falta de compromisso com a democracia, com a Constituição, com o respeito e a dignidade humana.

Mas vamos, como diria o poeta, deixar o pessimismo para dias melhores. Nosso grande abraço e agradecimento a todos que seguirão na luta em defesa dos trabalhadores, do povo, dos direitos, da democracia, em defesa do Brasil. Vamos resistir!

*Deputado federal pelo PCdoB no Ceará.