Em mais um vídeo da série que resgata a história de lutas do PCdoB em seu centenário, o partido conta um pouco sobre os comunistas e a vitória de Lula em 2002.

Em dezembro de 2001, Renato Rabelo assume a presidência do PCdoB, sendo o líder da quarta geração de dirigentes comunistas. Ele aponta a forte possibilidade da vitória das forças progressistas em 2002. Porém, ressalta que somente uma ampla frente, apoiada por extenso movimento social, seria capaz de vencer e governar. A chapa Lula-José Alencar materializava essa diretriz e se sagrou vitoriosa.

O PCdoB, ao apoiar Lula em todas as suas campanhas, e, ao oferecer ideias programáticas e táticas que se revelaram indispensáveis, deu contribuições relevantes à histórica vitória de 2002. Retomava-se, em novas circunstâncias, a luta pelo desenvolvimento soberano e democrático do país.

Assista abaixo. Clique aqui para assistir a série completa. E leia aqui o livro “Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022)”.

 

 

Por Priscila Lobregatte