Nas comemorações do Centenário do Partido Comunista do Brasil, o Portal do PCdoB publica a biografia de algumas das principais lideranças da legenda. Neste vídeo, produzido pelo Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois, o ex-deputado estadual gaúcho e presidente da FMG-RS, Raul Carrion, conta um pouco de sua trajetória.

Nascido em 22 de dezembro de 1945, numa família tradicionalmente ligada à política, Raul começou sua militância aos 17 anos, ingressando na Ação Popular. Em 1969, passou a fazer parte do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) onde atuou tanto no meio estudantil quanto na frente operária.

Em 1971, foi preso e torturado. Depois de libertado, teve de se exilar no Chile e na Argentina. Foi vereador de Porto Alegre por três legislaturas e deputado estadual. Atualmente, entre outras atividades, coordena a Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois no Rio Grande do Sul.

A entrevista foi feita nos marcos do Projeto Marcas da Memória, em 7 de agosto de 2012, pelos historiadores Fernando Garcia de Faria e Felipe Spadari da Silva, nas dependências de um estabelecimento de ensino particular na cidade de São Paulo. O roteiro é de Fernando Garcia de Faria e Augusto Buonicore. A filmagem foi feita por Felipe Spadari da Silva e a edição por Alessandra Stropp.

Assista

Por Priscila Lobregatte