Nova prefeitura será inaugurada nas próximas semanas: prédio faz da sede a mais moderna do noroeste do Estado

A gestão pública do município de Baixo Guandu, no Espírito Santo, sob a liderança do prefeito Neto Barros (PCdoB-ES), vive um dos melhores momentos de seus 85 anos de história: contas saneadas, R$ 20 milhões de fluxo médio em caixa, servidores e fornecedores com pagamento em dia e obras de vulto que serão entregues no decorrer de 2020.

Barros fala com orgulho da situação, depois de 7 anos comandando o Executivo local.

“Assumimos em 2013 numa época em que os guanduenses andavam cabisbaixos, com uma economia fraca e estagnada, uma cidade violenta que afastava investidores e empresas e um total descontrole nas contas públicas”, relembra o prefeito, cuja gestão recebeu, em novembro passado, mais um reconhecimento: o Projeto Regular, que está garantindo o título de propriedade a centenas de famílias no município, ganhou o 1º lugar no Estado em Governança Municipal no concurso promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

Entregas

Hoje a Prefeitura de Baixo Guandu respira ares de governança de excelência no Espírito Santo. O município está recebendo o maior volume de obras de sua história. Só de pavimentação de ruas, são cerca de 300 mil m² em 7 anos e mais 22 ruas vão ser calçadas ou asfaltadas em 2020. Ao final da gestão, Neto Barros vai entregar Baixo Guandu com quase 100% das ruas da sede e do interior totalmente pavimentadas.

Neste ano, o prefeito prevê concluir também grandes obras no centro da cidade, que está sendo completamente modernizado.

A primeira de uma longa lista será o novo prédio da Prefeitura Municipal , já nas próximas semanas, com 96% das obras concluídas. Ali perto já foi entregue o novo SESP, com praça anexa, deixando definitivamente para o passado o prédio anterior, que estava ameaçando ruir.

Resta ainda das chamadas “grandes obras” o Parque da Lagoa, que será um grande cartão postal e já passou dos 50% de execução e começa a ser usado pela população para caminhadas, depois do funcionamento do sistema de iluminação. Ali estão sendo feitos um restaurante e um píer sobre a lagoa, sem contar os mini parques infantis e o projeto de urbanização em execução. O Parque da Lagoa possui 124 mil m2, o segundo maior do Estado na área pública.

“Ao invés de chorar o leite derramado, resolvemos levantar a cabeça e trabalhar muito para melhorar nosso Guandu. A herança maldita se transformou em desafios que foram sendo vencidos e hoje nosso município está em processo permanente de transformação, que vai continuar até o ultimo dia do mandato”, garantiu o prefeito comunista.