Arce comemora vitória em La Paz com os bolivianos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia realizou, na quarta-feira (28), a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luis Arce Catacora, e do seu vice David Choquehuanca.

O ato, que aconteceu nas instalações do Banco Central, contou com a participação de autoridades eleitas, imprensa e população. As novas autoridades tomarão posse no dia 8 de novembro.

“Recebi o diploma que me credencia como presidente eleito do Estado Plurinacional da Bolívia. Ratifico meu compromisso com o trabalho e o amor à Pátria. Obrigado ao povo boliviano pela confiança. Vamos adiante”, afirmou Arce em suas redes sociais comemorando o evento.

“Com muita alegria, junto com nosso irmão Lucho, recebemos nossas credenciais que nos confirmam como presidente e vice-presidente eleitos da Bolívia. Chegou a hora de trabalhar pelo nosso querido país, avante e unidos”, assinalou Choquehuanca.

Durante o discurso de posse, o presidente do TSE, Salvador Romero, destacou que o processo eleitoral se caracterizou pela transparência dos membros e pelo ótimo desempenho técnico durante as eleições.

“Hoje entregamos as credenciais de presidente eleito e vice-presidente a Luis Arce e David Choquehuanca, porque tal era a vontade e a preferência dos bolivianos”, disse Romero na ocasião.

Na terça-feira (27), os novos membros da Assembleia Legislativa do país também receberão seus diplomas. Os novos parlamentares foram eleitos nas eleições gerais junto com os membros do Executivo.

“Cada um de vocês ganhou um mandato em uma disputa livre e conseguiu os votos necessários por suas propostas e planejamentos”, expressou o presidente do órgão eleitoral.

Em 18 de outubro, Luis Arce foi eleito com 55,10% de preferência. Na entrega das credenciais, Romero saudou a aceitação dos resultados por parte dos demais partidos políticos e organismos internacionais que atuaram como supervisores do processo.