Ainda como líder do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) confirmou, na noite desta segunda-feira (19), a posição contrária do partido à intervenção federal no Rio de Janeiro. O decreto assinado pelo presidente Michel Temer teve 340 votos favoráveis, 72 votos contrários e 1 abstenção. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 886/18.

“A reforma da Previdência morre pela inépcia e pela falta de votos da base do Governo ilegítimo de Temer. E uma cortina de fumaça ergue-se para tentar fazer com que a fragilidade do poder civil seja substituída pela prestigiosa imagem das Forças Armadas brasileiras. Para nós, isso é muito sério, porque a cortina de fumaça que se ergue é de uma fumaça tóxica, que poderá generalizar intervenções militares Brasil afora e macular o tecido democrático já fragilizado no Brasil. Por isso, o PCdoB vota contra esse decreto, que é eivado de vícios, é politizado e que não tem definido o que será realizado”, afirmou a deputada.

Confira no vídeo seu discurso durante a votação: