Inácio Carvalho durante entrevista ao Centro de Mídia Barão de Itararé

Membro do Comitê Central do PCdoB, o editor do Portal Vermelho, Inácio Carvalho, participou de balanço sobre a atuação da imprensa no governo Bolsonaro organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Inácio trata também do papel dos veículos de mídia alternativa.

Inácio lembrou que o governo Bolsonaro é fruto do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e que este golpe teve entre os apoiadores a mídia hegemônica, que segue dando apoio à Bolsonaro, especialmente no que diz respeito a agenda econômica. Já nos costumes, na política e na agenda autoritária, o comunista aponta certa “dissonância”, ou seja, o apoio não é uníssono.

“O mais grave, que a mídia [hegemônica] não destaca, e até concorda, é com a agenda econômica: de privatizações, de desmonte do estado nacional, de comprometimento da economia, privatização, etc.”, avaliou.

Neste contexto, está posto o desafio aos veículos de mídia alternativas, como o Portal Vermelho:

“Precisamos cumprir o papel de informar, informar sobre o que de fato representa a agenda do governo Bolsonaro, sobre o que ele represente para o Brasil, para os trabalhadores, para o desenvolvimento do país. Precisamos analisar, interpretar e dizer o que representa. E tem mais um aspecto importante: que a mídia alternativa, anti-hegemônica, precisa cumprir um papel de ajudar a mobilizar a população, no sentido de se contrapor a esta agenda”, ressaltou, lembrando que além do conteúdo que mobilize amplas forças da sociedade, é central preocupar-se com a forma.

“Nós precisamos encontrar o jeito de falar. Esse é um desafio posto pra nós. Como nos aproximarmos mais facilmente do entendimento da população, de como o povo vai assimilar os problemas do país”, concluiu.

Também foram entrevistados os jornalistas Cynara Menezes, do site Socialista Morena e Leandro Fortes, da Agência CobraCriada. Assista a íntegra a seguir: