O Comitê Estadual do PCdoB-RJ realizou ato de lançamento das pré-candidaturas das mulheres do partido no estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (21), no chamado Boulevard, localizado na esquina da Rua Carioca com a Avenida Rio Branco, no centro da capital fluminense. Durante o evento, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que é preciso ter mais mulheres na política lutando pelos direitos da população brasileira.

Jandira Feghali enfatizou que a população do Rio de Janeiro não pode mais conviver com a onda crescente de violência no estado. Ela lamentou a morte do adolescente Marcos Vinícius, de 14 anos, durante uma operação policial na quarta-feira (20) no Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, que está sob intervenção federal desde fevereiro deste ano.

“Essa tem sido a política no estado, atirar nas pessoas. Os negros e os pobres estão sempre na mira do fuzil. Suas mães, mulheres negras, estão chorando por perder filhos negros e adolescentes no caminho da escola”, lastimou.

Participaram do evento o pré-candidato do PCdoB ao Governo do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano, as pré-candidatas a deputada estadual, Enfermeira Rejane, MC Carol, Tayná Paolino, Mãe Simone de Iemenjá, Tainá de Paula, Rose dos Correios e Dani Balbi, e o presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos

“Essas mulheres, pré-candidatas do PCdoB, estão aqui para dizer que não aceitam mais a violência, a submissão, a morte propositada de seus filhos e viver em um estado onde a democracia e a liberdade são sequestradas e suprimidas da forma como estamos vivendo aqui. É por isso que essas mulheres com coragem, ousadia e muita disposição, colocam seus nomes para a sociedade elege-las”, destacou Jandira.

O evento foi organizado pela secretária estadual da Mulher do PCdoB-RJ e dirigente nacional do partido, Ana Rocha, que também estava presente na atividade.

Em entrevista ao Portal PCdoB, Ana Rocha explicou que a ideia foi fazer um pré-lançamento na rua, no espírito da Copa do Mundo, mostrando que o PCdoB-RJ tem uma chapa de pré-candidatas, diversas, guerreiras e unidas para ocupar os espaços na política e superar a crise que o Rio de Janeiro e o Brasil atravessam.

Ana Rocha explicou que esse “time de mulheres do PCdoB-RJ” conta com 25 pré-candidatas a deputada estadual e 2 a deputada federal. “É um time da diversidade, tem mulheres negras, jovens, trans e lésbicas”.

“A essência do nosso time é vencer na defesa da democracia, no desenvolvimento do Rio de Janeiro, no empoderamento das mulheres nos espaços de poder e decisão, de uma educação pública eficiente, com creches e ensino público de qualidade, do SUS e da saúde das mulheres, de salários iguais, direito a esporte e lazer e de uma mídia democrática que valorize a imagem da mulher nos meios de comunicação”, destacou.

Confira as fotos do evento:

Dani Baldi, pré-candidata do PCdoB à deputada estadual no Rio de Janeiro

Rose dos Correios, pré-candidata do PCdoB à deputada estadual no Rio de Janeiro

Tainá de Paula, pré-candidata do PCdoB à deputada estadual no Rio de Janeiro

Enfermeira Rejane, pré-candidata à reeleição a deputada estadual no Rio de Janeiro

Mãe Simone de Iemanjá, pré-candidata do PCdoB à deputada estadual no Rio de Janeiro

Ana Rocha, secretária estadual da Mulher do PCdoB-RJ