Nesta quarta-feira (4), dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o Habeas Corpus do ex-presidente Lula, a deputada federal (PCdoB-RJ) Jandira Feghali, ressaltou a importância de se garantir a Constituição Federal. “Fazemos a defesa clara de que o julgamento se dê sobre o princípio da presunção da inocência e que todos têm os direitos de ir até o último recurso para qualquer decisão sobre trânsito em julgado”.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, a deputada destacou que o STF precisa zelar pela Constituição. “Não tem nenhuma prova contra o ex-presidente Lula (…) A liberdade de Lula hoje é a defesa da democracia brasileira”.

Jandira Feghali também afirmou que neste momento não cabe qualquer pressão indevida, chantagem (seja midiático ou de qualquer agente público) e nem ameaça a decisão do Supremo. Ela citou o tuíte do comandante do exército, general Eduardo Villas Bôas, nesta terça-feira (3).

“Ontem o comandante do exército fez um pronunciamento público que não cabe as Forças Armadas fazerem. No Brasil que queremos resgatar a democracia [ferida no golpe de 2016] não cabe qualquer pronunciamento político público das Forças Armadas”, frisou a deputada do PCdoB.

A parlamentar reforçou que as Forças Armadas têm que cumprir seu papel Constitucional e esse papel não é dar opinião política. “Cabe às Forças Armadas o seu papel de defesa ao Estado Brasileiro, da soberania nacional e das fronteiras”.

“Nesse momento, o STF não deve se subjugar a esse tipo de ameaça. Cabe ao STF sua altivez na defesa da Constituição e cabe ao Parlamento brasileiro à defesa da democracia. Nós faremos isso junto com o povo e esse levante democrático”.

Assista na íntegra: