Em entrevista ao Jornal da Gazeta na noite desta segunda-feira (5), o líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Orlando Silva, afirmou que a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, irá fazer diferença na disputa eleitoral em 2018 porque “ela representa a renovação na política e traz o olhar das mulheres para a retomada do desenvolvimento nacional”.

Orlando Silva explicou que a pré-candidata do PCdoB está preparando seu programa de governo para ser apresentado no início de abril ao Brasil. “Temos convicção que o programa de Manuela terá um impacto positivo e será inspirador para que novos ventos cheguem na política brasileira”, pontuou o parlamentar comunista.

Questionado se Lula apoiaria a pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, caso ele não possa concorrer às eleições, Orlando respondeu que o ex-presidente Lula é o plano A,B e C do PT.

O parlamentar explicou que quando Manuela D’Ávila faz referências sobre o Lula, ela faz referências as conquistas obtidas em seus governos, como o desenvolvimento econômico e programas sociais que ofereceram oportunidades a população brasileira.

“Queremos retomar coisas boas dos governos Lula e avançar sobre os limites desses governos, por isso creio que a Manuela D’Ávila com um programa econômico que estimule o crescimento da atividade no Brasil, gerando empregos, movimento e oportunidade ao nosso povo, pode ser a novidade na cena política brasileira”.

Segurança Pública

O tema da Segurança Pública é um dos que mais preocupa os brasileiros para o processo eleitoral deste ano.

Indagado por que a bancada do PCdoB votou contra o decreto da intervenção federal na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, Orlando explicou que essa ação do governo Temer foi uma jogada de marketing para ocultar uma derrota política que ele havia acabado de sofrer, a não votação da reforma da Previdência.

“Evidentemente o Brasil inteiro necessita de investimentos públicos, ações da polícia e ações estruturantes para garantir a Segurança Pública, para isso o governo precisa investir, planejar e organizar essas ações”.

Segundo Orlando, o PCdoB acredita que a Segurança Pública é um assunto gravíssimo que merece ser enfrentado pelo governo federal em parceria com os governos estaduais e municipais. “Não deve ser objeto de fatos políticos com objetivos eleitorais e nem manipulando midiaticamente as Forças Armadas”

“Quando digo que houve manipulação por parte das Forças Armadas é porque, é evidente que a população apoiaria qualquer medida que vise aumentar segurança. O desespero é muito grande. As pessoas sentem medo dentro de casa e o governo manipulou essa sensação de desespero do povo. É evidente que as Forças Armadas do Brasil tem muito respeito e confiança e isso imediatamente aumentou a sensação de segurança”.

Mas, na visão do deputado quando as Forças Armadas saírem das ruas a violência vai voltar como era antes. “No Rio aconteceu inúmeras vezes, por isso tenho certeza que a máscara vai cair”.

Para Orlando, o governo de Michel Temer, o mais impopular da história do Brasil, tem um desgaste político total e está usando as Forças Armadas – que são instituições que tem muita respeitabilidade no país – para se ancorar nessas instituições.

“Quando você vê uma profusão de generais e personalidades que são ou foram das Forças Armadas com cargo no executivo é fruto do desespero do governo Temer, que está tentando se apropriar da credibilidade dessa instituição. Temos alertado que não é adequado que haja manipulação política de uma instituição como as Forças Armadas e creio que os comandantes militares que não estão satisfeitos com esse uso devem estar atentos para preservar uma instituição que é tão importante para o Estado brasileiro”