Jaishankar, ministro do Exterior da Índia, recebido pelo presidente Fernández na Casa Rosada | Foto: reprodução/Twitter

A Índia manifestou seu apoio à incorporação formal da Argentina no BRICS, grupo de nações e potências emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, registrou o Ministério das Relações Exteriores argentino via Twitter.

“A Índia expressou seu apoio à entrada da Argentina no BRICS. O ministro das Relações Exteriores Santiago Cafiero e seu colega indiano, Subrahmanyan Jaishankar, concordaram que a expansão do grupo ajudará a expandir as vozes do mundo em desenvolvimento”.

Jaishankar foi recebido na sexta-feira (26) na Casa Rosada pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, acompanhado do Ministro de Relações Internacionais, Santiago Cafiero.

Segundo comunicado da presidência argentina, o encontro debateu a agenda bilateral e questões marcantes no plano regional e mundial.

Mais tarde, em entrevista coletiva, Cafiero disse que “um dos temas da conversa foi a possibilidade de a Argentina ingressar no BRICS, fortalecendo uma agenda do sul global que não se acomode nas polaridades que o mundo está acentuando hoje”. “Temos muitos pontos em comum para poder avançar não só nas agendas econômicas, mas também nas agendas políticas”, acrescentou Cafiero.

Jaishankar destacou que a Índia é o quarto parceiro comercial mais importante da Argentina e garantiu que existem “muitas outras áreas que podemos explorar ainda mais”. Ele lembrou que o seu país é atualmente um dos maiores exportadores de equipamento de defesa do mundo.

“Gostaríamos de ver como essa questão pode figurar em nossa cooperação com a Argentina”, afirmou.

O governo argentino já havia conseguido no início de julho, no âmbito da reunião de chanceleres do G20 (Grupo das 20 economias mais desenvolvidas do mundo) em Bali, na Indonésia, o apoio formal da China para sua candidatura à adesão ao BRICS.

O Irã é outra nação que apresentou formalmente um pedido de adesão ao grupo, enquanto Egito, Turquia e Arábia Saudita manifestaram interesse.

__
Papiro