Nave poderá realizar voos turísticos espaciais já em 2025 | Foto: Divulgação

O transportador espacial suborbital reutilizável da China fez seu primeiro voo experimental de uso repetido bem-sucedido na sexta-feira (26), anunciou o desenvolvedor da aeronave, a estatal China Aerospace Science and Technology Corp (CASC, na sigla em inglês). “É um grande passo para o desenvolvimento da China em tecnologias de transporte espacial reutilizáveis”, afirmou o jornal Global Times.

Um voo suborbital é um voo espacial em que a nave chega ao espaço sem atingir uma órbita estável, mas o suficiente para levar passageiros em voso espaciais turísticos similar a aviões com pouso estável. O veículo foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província de Gansu, noroeste da China e pousou de em um aeroporto em Alxa, no norte da China, depois de concluir um voo suborbital.

Especialistas ouvidos pelo GT assinalaram que as tecnologias necessárias para voos suborbitais reutilizáveis são muito exigentes, pois a nave experimenta tanto o ambiente no espaço quanto sob a influência atmosférica da Terra.

O sucesso da missão significa que tanto os materiais quanto o sistema de motor do veículo suborbital reutilizável doméstico da China podem ser reutilizados, o que é um grande avanço técnico e representa um marco técnico na indústria espacial do país.

Veículos suborbitais reutilizáveis são de grande relevância no futuro, desde o turismo pessoal até o transporte intercontinental rápido.

O programa espacial chinês, realizado apesar da tentativa dos EUA de impedir que o grande país asiático alcançasse o estado da arte na tecnologia espacial – chegando a vetar a participação chinesa na Estação Espacial Internacional (ISS) e outras formas de bloqueio -, tem conquistado feitos notáveis, como as missões a Marte e à Lua, assim como sua estação espacial, em fase de conclusão, e o anúncio do projeto conjunto com a Rússia, aberto às demais nações, para uma base lunar de pesquisa científica.

__
Papiro