A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou a intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro, decretado na madrugada desta sexta-feira (16) pelo presidente ilegítimo Michel Temer. Na opinião da deputada, os responsáveis pela onda de violência que assombra a população, é a omissão do governo federal e do governo do estado.

Em vídeo publicado nas suas redes sociais, a deputada explicou que o governo federal nunca fez um plano integrado utilizando sua inteligência para combater o problema. “Esse governo com a sua agenda neoliberal que retira direitos do povo brasileiro, congelou por 20 anos os investimentos em todas as políticas. Aumentou a desigualdade e devolveu o Brasil para o mapa da fome, e não atuou de fato onde tem que reprimir”.

Jandira Feghali também criticou a ausência do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB).

Para a parlamentar, é preciso detectar os verdadeiros comandantes do mercado de armas e drogas no estado. “Nós achamos que são esses meninos sem camisa no meio das ruas, que assumiram a bandidagem, assaltando, roubando e até tirando vidas? São eles os verdadeiros comandantes do mercado de armas e drogas?”, questionou.

Na visão da deputada, as Forças Armadas não são forças policiais, porque segundo ela, “eles são preparados para a guerra, para matar”. Jandira disse que entende a preocupação da sociedade, que busca soluções para esse momento de insegurança, mas a parlamentar se mostra preocupada com as Forças Armadas sendo utilizadas como forças policiais nas ruas.

“A cidadania precisa de uma segurança pública que a proteja. O exército e as Forças Armadas poderiam entrar aqui, mas, ajudando num comando inteligente, na detecção do problema, não nas ruas”, declarou.

Michel Temer assinou no início dessa tarde o decreto de intervenção federal no estado do Rio de Janeiro. A deputada alerta que esse documento está pronto desde janeiro e questiona, “Por que agora?”, segundo ela, o carnaval foi a vitrine da insegurança no Rio de Janeiro e também explodiu a rejeição absoluta do governo Temer, Pezão e Crivela.

“Eles buscam algum grau de sustentação através de ações desse tipo, que não serão só no Rio de Janeiro. Já estão anunciando em mais nove estados (…) Mas eu me pergunto, esse governo está preocupado com a vida do cidadão? Ou estão preocupados em ampliar os seus votos na Bancada da Bala para manter sua agenda neoliberal e de retirada de direitos? Ou, é apenas para esvaziar nesse momento a força da polícia federal, quando ela quer ir pra cima do PSDB e do próprio Temer? Isso não foi feito quando ela [polícia federal] estava indo para cima das forças de esquerda, ela tinha todo poder”.

Para Jandira Feghali, a população não pode ser ingênua nesse momento. “No mesmo tempo que tenho uma profunda preocupação com a segurança da cidadania – essa é uma questão central, pois são vidas que estão em jogo e temos que ter uma solução de segurança pública – mas acredito que as Forças Armadas não resolve o problema”.

Assista na íntegra: