Deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) quer esclarecimento sobre caos no Enem

 

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do partido, protocolou nesta terça-feira (4), na Câmara, requerimento de convocação para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste esclarecimentos sobre os problemas que atingiram milhares de estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 e que precisaram se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“O calendário educacional de 2020 já está em plena atividade e o MEC ainda não deu respostas para questões de grande relevância para a área, como a definição de repasses para estados e municípios para viabilizar matrícula e merenda de alunos em todo país. A crise permanece e as ocorrências de erros do Enem se sucedem, enquanto o ministro minimiza falhas, ataca a imprensa e brinca com o futuro de milhares de estudantes”, comentou o parlamentar.

Antes dos problemas virem à tona, Weintraub chegou a declarar que o Enem de 2019 havia sido “comprovadamente o melhor Enem de todos os tempos, em termos de questões, de execuções”.

O acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também podem sofrer os efeitos das inconsistências do Enem.

#ForaWeintraub

Várias lideranças do PCdoB têm usado as redes sociais para denunciar os problemas na área da educação. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) listou “absurdos” na condução da pasta e exigiu a demissão de Weintraub pelas redes sociais.

Na semana passada, a ex-deputada federal Manuela d’Ávila puxou o coro pela demissão do ministro, ressaltando que é o próprio governo quem sabota a educação no Brasil. A mensagem também foi uma resposta ao presidente da República, que diante dos problemas do Enem buscou se desresponsabilizar.

Já a líder da Minoria, deputada Janira Feghali (PCdoB-RJ), ironizou que já seria possível demitir o ministro da Educação por “justa causa” diante da informação que que os funcionários do próprio MEC afirmaram à Folha de S. Paulo que o resultado do Enem não seria totalmente confiável.

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) definiu o ministro da Educação como “cartão postal” da “inaptidão deste governo”.