Guilherme Bianco é vereador em Araraquara pelo PCdoB

O vereador do PCdoB de Araraquara (SP), Guilherme Bianco, que sofreu atentado a bomba em frente à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (30), recebeu declarações de apoio e mensagens de solidariedade da militância e de inúmeras lideranças da legenda. O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e a deputada estadual, Leci Brandão (PCdoB-SP), cobram a punição dos autores.

Orlando disse em suas redes sociais que o “fato é demonstrativo da deterioração do ambiente democrático produzida pela máquina bolsonarista de ódio político. Não vão nos calar nem intimidar! Cobraremos providências à polícia e à justiça.” e também enfatizou o caso no Plenário da Câmara dos Deputados. “Cobraremos providências à Polícia e à Justiça. Derrotaremos Bolsonaro e reconstruiremos o país”.

Leci Brandão considerou o atentado sofrido pelo vereador como “absurdo” e “gravíssimo”. “Absurdo! Nosso querido vereador @guilhermebianco65 sofreu um atentado à bomba em Araraquara. Isso é gravíssimo! É preciso ter uma apuração exemplar e achar os criminosos. Solidariedade para Guilherme Bianco”.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também se pronunciou a respeito. “Minha solidariedade ao vereador de Araraquara e camarada de partido Guilherme Bianco e à militante Angélica, que sofreram um atentado à bomba ao saírem da Câmara, ontem. Exigimos investigação e respeito à vida e à democracia! Conte comigo, @BiancoGui65. Não passarão!”

Em solidariedade a Guilherme, Isa Penna, deputada estadual (PCdoB-SP), enfatizou que “não iremos aceitar essa escalada de violência. Vamos exigir uma investigação de fôlego e punição aos responsáveis!”

Ao Portal PCdoB, Guilherme Bianco disse que a polícia está investigando o atentado e seus responsáveis. “A Polícia Civil e a GCM já estão cuidando do Caso, e estão sendo muito prestativos”.

Em discurso na Câmara, durante a sessão de terça-feira (31), o vereador afirmou que o atentado à bomba que sofreu foi incentivado pelo golpismo de Jair Bolsonaro e seus ataques às instituições. “O bolsonarismo tem aberto o esgoto da violência. Não é natural as pessoas falarem que vão fechar o Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse.

Entenda o caso

Na noite desta segunda-feira (30), o vereador Guilherme Bianco e a servidora Angélica Ribeiro, da Secretaria de Educação, sofreram um atentado com uma bomba caseira, em frente à Câmara Municipal de Araraquara.

Segundo Guilherme, ele e Angélica caminhavam até o estacionamento da Casa, na Avenida Duque de Caxias, quando um carro em alta velocidade teria se aproximado e um dos ocupantes arremessado um artefato que explodiu no ar, não os atingindo.

“Por sorte, conseguimos nos abaixar em tempo que ela explodisse no ar e não nos ferimos.”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.

O caso foi registrado no Plantão Policial de Araraquara como tentativa de lesão corporal e será investigado pela Polícia Civil. As imagens das câmeras de segurança da Câmara Municipal também já foram solicitadas.

(BL)