Giovani Culau em frente ao Museu dos Direitos Humanos em Santiago. Foto: redes sociais

O vereador Giovani Culau, do PCdoB de Porto Alegre, marcou presença na Conferência Nacional das Juventudes Comunistas do Chile (JJCC), em Santiago. Promovido pelo Partido Comunista do Chile, o encontro reuniu representações de juventudes do país e estrangeiras entre os dias 26 e 28. 

Giovani Culau participou do evento representando o Brasil e a União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Durante a conferência, ele falou sobre o combate à extrema direita no Brasil, a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro e a luta pela reconstrução do país.

Ao embarcar para Santiago, Culau destacou, em suas redes sociais, que “a vitória de Boric em 2021 foi fundamental na nossa luta internacional contra a extrema-direita na América Latina. Os ventos do continente também sopraram no Brasil e com Lula fomos capazes de derrotar Bolsonaro”. 

Ele completou dizendo que “mais uma vez, construímos uma luta comum: do Brasil ao Chile está provado que a luta contra a extrema-direita não se encerra com as vitórias eleitorais”. Sobre sua participação, destacou o desafio de “trocar experiências, aprender e fortalecer a nossa luta comum por uma América verdadeiramente livre, justa e socialista”. 

A JJCC tem defendido a construção de um caráter democrático para a Constituição chilena. A nova constituinte discute a mudança da legislação atual, feita por Augusto Pinochet durante a ditadura militar. Neste sentido, a juventude comunista tem como prioridade combater o avanço da extrema direita sobre a constituinte e fazer do Chile um Estado social democrático e de direito. 

Para além da realidade chilena, a JJCC defende o combate à radicalização da extrema direita em nível internacional — que no Brasil se manifestou por meio do bolsonarismo —, e suas táticas como o uso de fake news, a violação dos direitos humanos e a exclusão da luta das mulheres e da comunidade LGBTI+.

Com a licença de Giovani Culau, Vitória Cabreira, suplente do PCdoB, assumiu sua cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre. 

Com assessoria Giovani Culau