A líder do PCdoB no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ressaltou que a nesta quarta-feira (11) – dia que o Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne para analisar a ação declaratória de Constitucionalidade (ADC) sobre prisão após condenação em segunda instância – é um momento muito importante para reafirmar a democracia e o Estado de direito no Brasil.

A senadora reafirmou, em vídeo publicado nas redes, que a prisão do ex-presidente Lula é inconstitucional. “A lei é a Constituição. No artigo 5º, inciso 57, da Constituição Federal, diz que ninguém poderá ser considerado culpado antes do trânsito em julgado. Não cabe interpretação, ninguém pode iniciar o cumprimento de uma pena se o seu julgamento ainda não concluiu”, explicou.

Mídia hegemônica no Brasil

A senadora criticou a repercussão e parcialidade da imprensa brasileira. “Reparem que todos os meios de comunicação falam sobre a jurisprudência. O que é a jurisprudência? É o que está sendo aplicado, ou seja, foi aplicado uma vez e se tornou uma prática. Só que nesse caso não cabe jurisprudência, só cabe a lei, porque é a Constituição”.

“Os meios de comunicação já começam a dizer que não pode mudar a jurisprudência porque aí traz a insegurança política, a insegurança política vem com essas jurisprudências inadequadas, que contrariam o texto Constitucional”.

O alvo somos nós brasileiros

“Será que se o Lula não fosse o primeiro candidato nas pesquisas de intenção de votos, ele estaria preso? Sofrendo o que está sofrendo? O problema é que o ex-presidente é o alvo, mas, o maior alvo somos nós”.

Assista na íntegra: