A dra. Stella advertiu: “se não reativarem minha conta, o Facebook vai cair, com certeza”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exaltou nesta terça-feira (28) a médica Stella Immanuel, de Houston, que defende a cloroquina como algo sobrenatural no combate ao coronavírus. Ela é a mesma que disse também acreditar que “mentes reptilianas [entes metade répteis, metade humanos]  governaram o país”.

Conforme a médica trompista, o medicamento provoca uma cura miraculosa da covid-19, sendo tão poderoso que dispensa máscara e distanciamento social, em clara contraposição às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A divulgação do vídeo de Stella pelos “Médicos da linha de frente dos Estados Unidos” por Trump e seu filho, Donald Trump Jr, apresentado como “must watch” (algo que precisa ser visto), foi eliminado pelo Facebook, Twitter e YouTube por promover informação falsa. O próprio site do grupo ficou apenas 11 dias no ar e foi eliminado nesta terça-feira por somente divulgar barbaridades anti-científicas.

Perguntado sobre o vídeo, Trump disse nada saber: “pensei que aquilo que dizia era importante, mas não sei nada dela”

Avaliando em profundidade o tema, o site estadunidense The Daily Beast alertou para que não há limites para os propagandistas da cloroquina. Grupos políticos de ultradireita, como o “Tea Party Patriots”, por exemplo, admitiram que estão organizando uma “cúpula médica em Washington” a fim de divulgar as falaciosas propriedades do remédio

Uma pesquisa adicional no site de Immanuel, acessível agora somente por meio de um visor arquivado da página, bem como de sua conta no YouTube, estampa uma longa lista de crenças incomuns e pouco científicas como a de que “espíritos atormentadores” costumam ter “sexo astral” com as mulheres, o que causa “problemas ginecológicos, sofrimento matrimonial, abortos espontâneos” e outras enfermidades.

Em um vídeo de 2015, Immanuel, que dirige um grupo religioso chamado “Fire Power Ministries” (Ministérios do Poder de Fogo), alertou: “Há pessoas que governaram esta nação que nem sequer são humanas”, descrevendo-as como “espíritos reptilianos” que são “metade humanos, metade extraterrestres”. No mesmo vídeo, condena o uso de “DNA alienígena” para o tratamento de pessoas enfermas, o que, teria levado os seres humanos a se misturar com demônios

Após o Facebook suspender seu vídeo, a conta no Twitter @stella_immanuel advertiu que os servidores da empresa começariam a ter problemas até que colocassem sua página novamente no ar. “Se não reativarem, o Facebook vai cair em nome de Jesus”, disse.