A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) realiza nesta quinta-feira (17), por videoconferência, o seminário “Conclat Ontem e Hoje – Desafios da Classe Trabalhadora”. O evento é preparatório da participação da central na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat 2022) e terá a participação do secretário sindical do PCdoB e secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana.

“Para subsidiar a atuação na Conclat, a CTB realizará importante seminário . Na pauta, balanço das Conclats anteriores e a definição das propostas da CTB para a atividade deste ano. A CTB vai priorizar a luta para derrotar Bolsonaro e conquistar um governo de reconstrução nacional que coloque no topo da agenda a luta por democracia, soberania e desenvolvimento com valorização do trabalho”, explicou Nivaldo Santana.

A proposta de pauta que está sendo debatida para a Conclat destaca que “o movimento sindical brasileiro sempre teve papel fundamental na construção da democracia, bem como nas conquistas e avanços democráticos do país, especialmente ao representar e defender os direitos da classe trabalhadora, com efeitos positivos sobre o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades sociais”.

E acrescenta que “agora, temos o desafio de lutar para que a gravíssima crise econômica, social, ambiental, sanitária e política seja superada, os graves retrocessos sejam revertidos e novos direitos sejam conquistados. Essa tarefa se concretizará por meio da construção de um plano de lutas nos locais de trabalho, de moradia, nas ruas e também na participação nas eleições que ocorrerão em outubro”.

Programação do seminário

A programação se inicia às 9 horas. Na primeira parte, Nivaldo apresentará os documentos da Conclat, bem como a proposta de pauta da central. Já o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto falará sobre a importância estratégica da Conferência.

Haverá também intervenções especiais de quatro dirigentes nacionais da CTB: Adilson Araújo (presidente); Ubiraci Dantas, o “Bira” (vice-presidente); Bia Calheiro (secretária de Políticas para a Juventude Trabalhadora); e Maria Pimentel (diretora executiva).

Mais de 200 lideranças cetebistas já confirmaram presença no seminário, que será virtual.

Para se inscrever, clique aqui

(PL)

Com CTB