Com o objetivo de organizar as tarefas da comunicação no âmbito das comemorações do Centenário do PCdoB, a secretaria nacional responsável pela área emitiu, nesta quarta-feira (22) uma circular com orientações práticas sobre como esse trabalho será estruturado.
“O centenário do Partido, pela dimensão histórica, ideológica, social e política, exige da frente de Comunicação um conjunto de iniciativas marcadas pela criatividade e a versatilidade. Tais iniciativas requerem planejamento, meios e instrumentos para serem concretizadas”, diz o documento assinado pelo secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro.

Leia a íntegra da circular ou clique aqui para baixar:

Centenário do PCdoB: Tarefas da Comunicação

O centenário do Partido, pela dimensão histórica, ideológica, social e política, exige da frente de Comunicação um conjunto de iniciativas marcadas pela criatividade e a versatilidade. Tais iniciativas requerem planejamento, meios e instrumentos para serem concretizadas.

O documento Partido Comunista do Brasil: centenário e contemporâneo, da presidente Luciana Santos, contém os conceitos que devem reger a agenda da efeméride, bem como os materiais de comunicação sobre o tema. Antes de elaborar qualquer produto, devemos ler, refletir e concluir se o que criamos está em sintonia com os conceitos, a abordagem histórica e a política que este documento contém. Ter este texto como referencial nos garante uma harmonia de nossa comunicação nacional e local sobre o Centenário.

O livro digital Imagens da centenária história de lutas do Partido Comunista do Brasil-PCdoB (1922-2022) pode ser outra fonte importante de materiais, sobretudo pela riqueza iconográfica, mas também por um texto panorâmico de um século de lutas do Partido.

Os produtos e as criações devem ser veiculados em consonância com as propriedades e características de cada veículo e cada tipo de rede.

I- No jornalismo: portais, blogs, sites, mídias tradicionais

1. a) Criação, produção e edição de material jornalístico que aborde fatos históricos do Partido e do Brasil vivenciados por lideranças partidárias (entrevistas e artigos.) Veiculação de textos sobre episódios da história do Partido, de seu legado, de suas gerações, de suas lutas, de suas relações internacionais, de suas lideranças. Utilizando como fontes, o documento dos cem anos que deve ser divulgado no final de fevereiro próximo, todavia, como já foi citado, no livro Imagens… já dispomos de um texto que abarca a trajetória de um século do Partido. O portal da Fundação Maurício Grabois tem material com esse teor e o portal do PCdoB, a partir de janeiro, fará publicações em sequência.
  2. b) publicação de textos referentes à história do Partido de cada estado e mesmo de municípios;
  3. c) informar e difundir da agenda nacional do Centenário e incentivar que cada localidade faça o mesmo;
  4. d) veicular agenda das diferentes frentes de atuação, referente ao Centenário;
  5. e) Batalhar para divulgarmos artigos, resenhas, na mídia tradicional, em jornais, emissora de rádio e TV; e
  6. f) Produzir em contato com as demais secretarias, material de divulgação de cada pasta que tenha como mote o Centenário.

II- Nas redes sociais e aplicativos de comunicação direta, como WhatsApp e outros

1. a) Produzir e disseminar cards, vídeos e podcasts sobre a temática do Centenário como abordagem nacional e local;

1. b) realizar lives com lideranças nacionais e locais sobre diferentes abordagens do Centenário.

III- Realizar atividades de agitação, de rua

1. a) Projetar vídeos e iconografias, em espaços públicos, como paredões de prédios, muros etc.
  2. b) organizar murais com imagens do Centenário e expô-las em praça pública com distribuição de panfletos e agitação com som.

IV- Realizar seminários, debates, palestras (em conjunto com outras secretarias)

V- Realizar exposições iconográficas em Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e outros espaços

Será disponibilizado um arquivo compactado da Exposição Iconográfica que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 4 a 29 de abril. Esse arquivo pode ser impresso em material apropriado para que se realize a exposição. Opcionalmente, o estado pode conceber um complemento com a história local.

VI- As sessões solenes em homenagem ao Centenário, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, são de grande relevância política e também de comunicação.

VII- Filme institucional.Um curta-metragem de 15 minutos sobre a história do Partido, produzido nacionalmente, será divulgado até meados de fevereiro.

VIII- Loja do Centenário. Venda de materiais

A venda de materiais alusivos ao Centenário, como camisetas, botons, broches, canecas e outros se constitui importante iniciativa de comunicação e de finanças.

IX- Disseminar o Festival Vermelho, a se realizar em março na cidade de Niterói, principal evento nacional do Centenário, contribuindo para a formação de caravanas de cada estado.

São indicações iniciais que apresentamos. Na segunda quinzena de janeiro, faremos uma reunião nacional para que cada estado exponha seus planos e, nacionalmente, também atualizemos nosso planejamento.

Boas Festas!

Feliz Natal

Que 2022 seja um ano de vitórias para nosso povo e nosso país.

Abraço,

Adalberto Monteiro

Secretário de Comunicação (interino)

Acesse a identidade visual completa aqui