A marca e suas aplicações e o slogan que abrem as comemorações do Centenário do Partido foram lançadas com grande expectativa em live na noite desta terça-feira (21) nas redes sociais oficiais e de parceiros. O lançamento contou com a participação da presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos e do secretário nacional de Comunicação da legenda, Adalberto Monteiro. A apresentação foi de Osvaldo Bertolino.

Adalberto iniciou sua fala explicando como se deu o processo de criação dessa marca. Segundo ele, foi norteada por alguns referenciais importantes. O conceito de abrasileirar esteve presente ainda mais nessa marca do Centenário do PCdoB, mesclando razão e emoção, leveza e firmeza, e tudo isso se deu, contou ele, sobre o signo da contemporaneidade.

Adalberto contou ainda que o processo de criação foi realizado a partir de um trabalho voluntário e agradeceu todo o coletivo de designer que estiveram envolvidos nesta etapa até a escolha que foi feita pela direção nacional do Partido.

Segundo o secretário, esse traço vem sendo construído desde a marca do Movimento65, esteve presente também na marca do 15º Congresso e mantendo a logo histórica e oficial do PCdoB que segue intocável. Esse abrasileiramento é representando entre o verde e o amarelo que se harmonizam com o vermelho. E nosso símbolo épico é apresentado num designer arrojado e contemporâneo. E o slogan sintetiza pela linguagem do sentimento e das atitudes, contém a política e a história do Partido, abalizou o dirigente.

A imagem da marca do Centenário foi criada pelo publicitário Mauro Panzera. Já o slogan foi criada pelo publicitário Guido Bianchi e Adalberto Monteiro.

Assim que a marca foi apresentada ao público, a presidenta do PCdoB explicou que foi uma profusão de iniciativas neste processo de construção. Muitos dos camaradas se juntaram neste processo, saudou.

“Ficou essa combinação de bonito e forte, como é a história do nosso partido”, disse Luciana Santos, agradecendo a secretaria de Comunicação, e o secretário Adalberto Monteiro, além da comissão do Centenário pelo trabalho realizado.

“Cem anos de amor e coragem pelo Brasil”

Para ela, “o slogan sintetiza bem esse primeiro século de vida e de luta do nosso partido e tudo que o partido comunista tem feito desde a sua fundação é o jeito de pensar o Brasil estrategicamente, tendo o socialismo como perspectiva no horizonte maior, mas se debruçando sobre as particularidades de cada momento. Colocando os interesses da nossa gente em primeiro lugar”.

Luciana ainda sublinhando o valor do slogan disse, por exemplo, que os camaradas que participaram da Guerrilha do Araguaia foram movidos por amor e coragem pelo Brasil, assim como em outros grande momentos da história brasileira, o PCdoB se fez sempre presente com a amor e coragem.

Na live foi ainda apresentada a agenda das ações comemorativas do centenário do Partido. A presidenta do PCdoB também se debruçou sobre essas ações, tratou ainda sobre o tema das tratativas da construção da Federação partidária e mandou uma mensagem de fim de ano para a militância comunista.

Confira como foi o lançamento:

A marca e suas aplicações em alta estão disponíveis neste link. Cliquei aqui para baixar: